Nota de Repúdio do Sindiquinze aos ataques ocorridos em Brasília neste domingo

A essência da atividade sindical (que é política, ainda que muitos não entendam isso) pressupõe a defesa intransigente da democracia.

Isso porque sem a democracia nenhuma instituição política encontra sua razão de existir,  sob pena de esvaziamento total de suas finalidades precípuas.

Nesse sentido,  o Sindiquinze repudia veementemente os fatos ocorridos em Brasília nesse domingo, 08 de janeiro de 2023.

Com efeito,  o avanço de movimentos antidemocráticos chegou a níveis insustentáveis,  ameaçando o bem estar da nação através do Caos e destruição do Estado Democrático de Direito.

Não existe qualquer justificativa plausível para os atos corridos nesse domingo, a não ser o inconformismo de apoiadores de um projeto autoritário que, felizmente,  foi derrotado nas urnas em um processo eleitoral inequivocadamente legítimo,  ao contrário do que essas pessoas insistem em alegar.

Assim, diante da violenta afronta aos Poderes da República (entre eles o Poder Judiciário, do qual fazemos parte), pugnamos pelo reação imediata das Forças de Segurança no sentido de coibir e punir os responsáveis por essa aventura golpista que busca visivelmente com uma ruptura institucional,  reafirmando o nosso compromisso com o Estado Democrático de Direito.

VIVA A DEMOCRACIA!

Ivan Bagini – Presidente do Sindiquinze