Veja as tabelas com a projeção da reposição nos salários dos servidores

Após 6 anos de congelamento salarial nos governos Temer e Bolsonaro, a sanção das Leis 14.523 (PJU) e 14.524 (MPU), feita pelo presidente Lula semana passada, garantiu a recomposição de parte das perdas salariais dos servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União.

A reposição será de 19,25% dividida em três parcelas, sendo a primeira no próximo dia 1º de fevereiro (6%); outra em fevereiro de 2024 (6%) e a terceira em fevereiro de 2025 (6,13%), totalizando 24 meses.

Clique AQUI para acessar as tabelas com a projeção dos novos valores feita pelo sindicado parceiro Sintrajufe-RS. Os valores exatos serão confirmados em publicação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os percentuais serão aplicados nas parcelas que incidem sobre os vencimentos, GAJ, GAS, GAE, vantagens pessoais, como quintos e décimos incorporados, e ainda sobre CJs e FCs.

O Sindiquinze atuou intensamente para a recomposição salarial. Apesar de não cobrir as perdas salariais causadas pela inflação, que só nos últimos quatro anos corroeu em mais de 30% o poder de compra dos servidores, a reposição ora sancionada é uma conquista importante e um alento após tantos anos de reajuste zero.

Por Antonio Pecht Jr.