Fenajufe e Sindiquinze vão ao CNJ para revisão nos valores do reajuste dos auxílios e reenquadramento dos Auxiliares

A Fenajufe e o Sindiquinze se reuniram com o diretor geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Johaness Eck, na tarde de terça-feira (28) para tratar sobre dois temas pendentes e urgentes, de interesse dos servidores. Participaram da reunião a diretora do sindicato e coordenadora da Federação Nacional Sandra Cristina Dias e o coordenador Roberto Policarpo.

O encontro discutiu a Portaria Conjunta nº 01 de fevereiro de 2023, que atualizou os valores do auxílio-alimentação e assistência pré-escolar no âmbito do PJU e o reenquadramento dos Auxiliares.

Sobre a portaria, os dirigentes apresentaram, mais uma vez, o descontentamento das servidoras e servidores com o pagamento dos auxílios realizados em fevereiro que, além de não retroagir ao mês de janeiro, fixou os valores abaixo do concedido ao Ministério Público e Supremo Tribunal Federal.

Neste ponto, o diretor-geral informou que o requerimento protocolado pela Fenajufe na última semana está sendo analisado por aquela diretoria. Johaness sinalizou,ainda, que a retroatividade está sendo reavaliada e que uma proposta para a questão está sendo construída pelo Conselho. Ainda segundo ele, até o final do mês de março deverá ser apresentada uma decisão sobre o assunto.

Quanto ao reenquadramento dos Auxiliares, os coordenadores pediram atenção especial, lembrando que o tema é pleito antigo da categoria e que está sendo debatido na retomada das discussões do Fórum Permanente de Gestão e Carreira do CNJ.

O coordenador Policarpo informou que na próxima terça-feira (07), haverá reunião com o segmento, ressaltando que o Departamento de Gestão de Pessoas do próprio Conselho Nacional, e dos demais conselhos superiores: Conselho da Justiça Federal (CJF) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT),ficaram de analisar e apresentar um encaminhamento para o próximo encontro do Fórum de Carreira.

Nesse sentido foi feito pedido ao CNJ para reforçar o diálogo junto aos demais Conselhos Superiores para que na próxima reunião do Fórum, marcada para o dia 15/03, se possa trazer um resultado positivo para os Auxiliares.

O diretor-geral ficou de conversar com João Darc, da Secretaria de Gestão de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça para priorizar o tema.

Fonte: Fenajufe, editado por Caroline P. Colombo