Nota de Solidariedade ao juiz Edevaldo de Medeiros

O Sindiquinze emite Nota de Solidariedade ao Juiz Federal Edevaldo de Medeiros, vítima de lawfare por parte do TRF-3.

Titular da 1ª Vara Federal de Itapeva, o magistrado esteve em Curitiba no dia 21 de março de 2019 e, junto com outros juízes, visitou o acampamento Lula Livre, impedindo a ação da Polícia Militar contra os manifestantes que permaneciam em vigília para o apoio ao presidente.

A partir desse episódio, o juiz federal vem sendo alvo de inúmeras perseguições judiciais, desde denúncias por parte do MPF até procedimentos questionáveis advindos da Corregedoria do TRF 3. O mais recente diz respeito à um procedimento disciplinar que questiona o atraso de UM PROCESSO, única justificativa encontrada em um quadro de total ausência de irregularidades na unidade pela qual o magistrado é responsável.

Somente nos dias de hoje é possível se aquilatar os enormes prejuízos ao Estado Democrático de Direito causados pelas inúmeras irregularidades cometidas no âmbito da Operação Lava Jato, que contaminaram sensivelmente setores institucionais de todos os poderes da República. A partir do momento em que todos esses atos estejam sendo revistos pela mais alta instância do Poder Judiciário, é lamentável que alguns tribunais insistam em se apegar a esse viés persecutório que tantos prejuízos trouxe ao país.

Neste sentido, o Sindiquinze se une às demais entidades e figuras públicas em defesa do magistrado da Vara Federal de Itapeva, reafirmando que é inadmissível qualquer tipo de perseguição ou assédio no livre exercício do seu papel enquanto cidadão brasileiro.

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região manifesta solidariedade ao juiz federal, repudiando as ações da Corregedoria do TRF da 3ª Região.