Assembleia aprova prestação de contas do ano 2022 e proposta orçamentária para atuação do Sindiquinze no próximo ano

O Sindiquinze realizou, na tarde do último sábado (22), Assembleia Geral Ordinária em formato híbrido para a análise das contas referentes ao ano de 2022, bem como apresentar a proposta orçamentária para atuação do sindicato no próximo ano.

A deliberação presencial ocorreu na sede do Sindiquinze, em Campinas, enquanto os sindicalizados participaram virtualmente pela plataforma Zoom.

Na abertura, o presidente Ivan Bagini agradeceu a presença de todos e destacou a importância da realização da assembleia de prestação de contas e apreciação da proposta orçamentária, o que garante a transparência e lisura na gestão do sindicato e nos recursos econômicos investidos pelos filiados em prol do trabalho pela categoria.

Sobre as contas de 2022, o integrante do Conselho Fiscal Valdir Bezerra de Lima apresentou o relatório referente à análise dos balancetes e destacou que o conselho não tinha nenhuma ressalva quanto à análise, manifestando parecer pela aprovação das contas.

Em relação à proposta orçamentária de 2024, Ivan Bagini exibiu o documento elaborado pelo departamento financeiro do sindicato com as projeções de receitas e despesas do próximo ano. A proposta engloba a receita com as mensalidades associativas, rendimentos de aplicações financeiras e a renda com a gestão de convênios como Unimed, Uniodonto e outros; e despesas com pessoal e encargos, manutenção, a construção da Colônia de Férias em Barra Bonita e manutenção da Colônia de Caraguatatuba, bem como eventuais despesas extraordinárias com viagens, mobilizações, confecção de materiais como faixas, boletins, além de solenidades, assembleias, seminários, plenárias, congressos, treinamentos, entre outros.

Após esclarecer dúvidas indicadas pelos presentes, houve a votação em bloco das contas e proposta orçamentária, ambas sendo aprovadas por maioria com a apresentação de duas abstenções.

CNPJ da Colônia de Férias de Barra Bonita – Por fim, os presentes na Assembleia Ordinária híbrida aprovaram a possível inscrição de um CNPJ para a Colônia de Férias do Sindiquinze em Barra Bonita.

A medida pode ser necessária para fins contábeis e de regulamentações para a instalação da sede campestre naquela cidade. A criação do CNPJ da Colônia também foi aprovada com unanimidade.

Palavra dos conselheiros – Após o encerramento da assembleia, os integrantes do Conselho Fiscal do Sindiquinze avaliaram a aprovação das contas e da proposta orçamentária do sindicato para o próximo ano.

De acordo com Valdir Bezerra, o Sindiquinze é pioneiro entre os sindicatos do Poder Judiciário Federal na questão estrutural e de trabalho oferecido aos servidores do TRT-15.

O conselheiro Marcelo Reus Koch ressalta o balanço positivo das contas do Sindiquinze que, mesmo diante de uma pandemia, seguiu com o trabalho em prol dos filiados.

Thiago dos Reis Martins chama a atenção para o fato de que, mesmo com a obra de Barra Bonita, o Sindiquinze manteve-se saudável financeiramente e conseguiu manter a atuação em prol das lutas da categoria.

Para o presidente Ivan Bagini, o superávit alcançado no ano 2022 é uma vitória diante das despesas contabilizadas pelo Sindiquinze com a conclusão da obra em Barra Bonita. “Com efeito, a obrigatoriedade de seguir um cronograma nos obrigou a direcionar todos os recursos disponíveis naquele momento, o que conseguimos fazer sem abalar a saúde financeira do sindicato”, conclui.

1. Marcello Reus Koch

Neste último sábado (21/07/2023), o Conselho Fiscal do Sindiquinze consignou em Ata um pedido formal à Diretoria do sindicato, para aprovar a publicação mensal dos balancetes contábeis na área restrita de usuários do site.
    Particularmente, espero que o bom senso impere e que a Diretoria aprove esse importante requerimento, pois se trata de publicidade, princípio basilar da Administração e esculpido no Art. 37, “caput”, da CF/88.
    Dessa maneira, todos os nossos associados terão acesso de forma transparente à contabilidade mensal do nosso sindicato, podendo assim efetivamente fiscalizar como o dinheiro dos associados é gerenciado pelo Sindiquinze.
    Destaca-se que a ideia inovadora, pois não me lembro de outros Conselhos Fiscais terem feito anteriormente uma proposta tão arrojada como esta; é de autoria do presidente do Conselho Fiscal e endossada pelos outros dois conselheiros atuais.
    Oportunamente, frisa-se ainda que a atual Administração do nosso sindicato tem se sobressaído pela sua eficiência e probidade, pois em que pese termos sofrido dois anos de pandemia, o Sindiquinze jamais deixou de apoiar todas as lutas da categoria, amparar os projetos de ação social e inclusão das minorias, manter e contratar bons convênios e benefícios aos seus associados, investir na manutenção da colônia de férias de Caraguatatuba e na finalização das obras da colônia de férias de Barra Bonita, a qual será inaugurada no próximo sábado (29/07/2023), dentre outras metas.
    Em nível nacional, o Sindiquinze tem representatividade na Fenajufe, auxiliando plenamente aquela instituição em todas as suas lutas e planos.
    Concluindo, apesar de todos os projetos acima terem um elevado custo financeiro, a atual Administração do Sindiquinze fechou o período com um considerável superávit de 689 mil reais!!! Infelizmente, esta não é a realidade de vários sindicatos espalhados pelo nosso país, os quais passam por um rápido processo de enfraquecimento e desmonte.
    Por isso, temos muito a comemorar por tudo o que o nosso sindicato fez para a categoria e para a sociedade!
    Parabéns e à luta, Sindiquinze!!!