O Sindiquinze, através da diretora Sandra Cristina Dias, coordenadora geral da Fenajufe, e do assessor parlamentar Alexandre Marques, integrou os debates ocorridos na última sexta-feira (27) e sábado (28), no XXVII Encontro do Coletivo Jurídico da Federação.
O evento teve início na manhã da sexta-feira e reuniu diretoras e diretores jurídicos e advogados(as) de 19 Sindicatos de base para debater temas importantíssimos para a categoria, como os aspectos jurídicos dos direitos dos servidores na atual conjuntura; residência jurídica; quintos; VPNI/GAE; projetos no Congresso Nacional; GAJ; entre outros.
Para falar dos aspectos jurídicos para servidoras e servidores na atual conjuntura, a Fenajufe convidou a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes e o advogado Cezar Britto, da AJN.
O advogado fez um alerta para a compreensão de que a estabilidade no emprego e o concurso público, uma das maiores conquistas no avançar do Estado, continuam com seus inimigos presentes tanto no Executivo quanto no Legislativo. Atrelado a isso, Cezar falou da tentativa de “coisificação” dos trabalhadores intensificada no governo anterior, derrotado em 2022, mas que ainda continua na mentalidade de muitos governantes – que atacam o servidor justamente por servir ao público e não a eles.
Já a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes abordou o período de dificuldades dos últimos anos que impactou os trabalhadores da inciativa privada e do serviço público – com prejuízo salarial e perda do poder de compra em torno de 30%. E, segundo a ministra, essa é apenas uma das perdas.
Delaíde apontou que encontros como esse que a Fenajufe realiza são importantes para discussão e planejamento para inserção dos servidores nos diversos meios. Um exemplo é que não só os trabalhadores não têm representação no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), como o regimento do Conselho não permite que entidades representativas de trabalhadores questionem atos do CSJT.
Veja AQUI a fala completa da ministra do TST durante sua participação no evento da Fenajufe
No período da tarde, temas como auxílio-saúde, residência jurídica e Gratificação de Atividade Judiciária – (GAJ) nortearam as discussões. A diretora do Sindiquinze e coordenadora geral da Federação Nacional, Sandra Dias, integrou a condução da mesa dos debates.
Já no sábado (28), os temas que envolvem as lutas dos servidores do PJU como o veto 25, Quintos, VPNIXGAE, bem como o assédio moral e sexual foram a pauta do encontro.
Na avaliação de Sandra Dias, os debates ocorridos ao longo dos dois dias de Colejur em Brasília foram essenciais para alinhar o trabalho dos sindicatos de base na defesa dos servidores do Judiciário Federal.
Por Caroline P. Colombo com informações e fotos da Fenajufe
Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!
615total visits,1visits today
Deixe um comentário