Associado do Sindiquinze investe na saúde e corre São Silvestre pela quarta vez

O associado do Sindiquinze André Luciano Faleiros, de 60 anos de idade, decidiu, há 11 anos, mudar seus hábitos e investir na saúde física e mental. Obeso e com quadro de hipertensão, o Analista Judiciário da 1ª Vara do Trabalho de Franca resolveu iniciar atividades físicas que, como resultado, além de melhorar o quadro, também reduziu o número de medicamentos consumidos por ele, diariamente.

André conta que sempre teve o sonho de correr a São Silvestre, “mas não conseguia correr nem 200 metros. Comecei a fazer academia com uma personal e a andar na esteira. Então comecei a caminhar e intervalar com corrida. Quando estava conseguindo correr 5Km, fui na minha primeira prova em Ribeirão Preto. E, então decidi fazer a São Silvestre. Entrei em uma assessoria de corrida e não parei mais”.

Com a pandemia da Covid-19, o associado foi obrigado a parar com os treinos, o que fez com que ele voltasse a ganhar peso, resultando em um quadro de diabetes. “Meus exames estavam todos alterados, então, assim que foi possível, voltei a correr e fazer academia. Consegui voltar ao meu peso de antes e, recentemente, no retorno ao cardiologista, fiz todos os exames e deu tudo normal, inclusive a glicemia.  A atividade física para mim, além da saúde física, é uma terapia, já que treino em grupo e sempre nos reunimos para correr. Alivia muito o estresse do dia a dia”, completa André.

Atualmente, o servidor de Franca possui uma rotina diária de exercícios físicos com a corrida, além de ser praticante de Pilates e fazer reforço com musculação.

Desde 2011, André Luciano participou por quatro vezes da Corrida de São Silvestre e completou outras três meias maratonas em São Paulo, uma em Brasília e duas em Ribeirão Preto. Ele também já integrou várias corridas mais curtas na região de Franca e Ribeirão Preto.

Em 2023, com pouco tempo para treinar devido a um procedimento cirúrgico no joelho, o Analista Judiciário completou a São Silvestre em duas horas. Segundo André, ele não se preocupa com o tempo, mas sim, em terminar a prova sem caminhar. No entanto, “tive uma hipoglicemia no Km 12 da corrida deste ano, então tive muita fraqueza e tive que andar um pouco. Fiz em 2 horas, mas as anteriores fiz em 1h40”.

Os planos para este ano ainda envolvem correr a meia maratona em São Paulo em julho. A City Marathon 2024, além de manter as corridas mais curtas em Franca e Ribeirão Preto.

Para André Faleiros, é muito importante que todos comecem uma atividade física. “Além de promover muito bem-estar, melhora a saúde e a qualidade de vida”, finaliza.

O Sindiquinze parabeniza o filiado André pelo exemplo de dedicação e perseverança em se manter ativo para a melhoria não só da saúde, mas do dia a dia com os familiares, amigos e com a atividade de Assistente de Diretor desempenhada na 1ª Vara de Franca.

Gostou dessa reportagem? Envie sugestões de matérias sobre suas atividades ou de colegas do Judiciário Federal na 15ª Região para comunicacao@sindiquinze.org.br e ajude o Sindiquinze a divulgar mais histórias como o do associado André Faleiros.