Nova Diretoria realiza reunião de integração com os funcionários do Sindiquinze e participa de atividade de formação sindical

A nova diretoria do Sindiquinze realizou, na noite da última sexta-feira (02), uma reunião de integração com todo o quadro de funcionários do sindicato.

O objetivo foi identificar os responsáveis por cada setor de atendimento dos servidores filiados, bem como apresentar os novos diretores para toda a equipe, incluindo os funcionários da sede em Campinas e Colônias de Férias de Barra Bonita e Caraguatatuba.

Durante a integração, diretores e funcionários tiveram a oportunidade de falar sobre o tempo em que atuam no Sindiquinze, bem como as expectativas com a nova gestão, empossada no dia 1º de dezembro.

Segundo o presidente Zé Aristéia, esta foi uma atividade fundamental para fazer com que os integrantes que nunca estiveram na diretoria do sindicato tivessem o contato direto com os funcionários, e para que a equipe também pudesse conhecer a diretoria.

Funcionários das colônias em Barra Bonita e Caraguatatuba participaram da integração

“Hoje nós temos uma equipe de excelência, que atende o servidor com qualidade e atenção. Ao promover as visitas nas Varas e Fóruns, nós só recebemos elogios, tanto pelo carinho e receptividade dos funcionários da Colônia em Caraguatatuba, como pelo bom atendimento e proatividade de toda a equipe nas questões que envolvem a sede, em Campinas. E essa equipe foi sendo construída ao longo das várias gestões que estiveram à frente do Sindiquinze”, disse.

A tesoureira Maria Martha Lima dos Santos enfatizou que essa nova gestão agrega experiência e oxigenação para a diretoria, trazendo ainda mais comprometimento para o trabalho desempenhado em prol dos interesses da categoria. “E vocês são parte fundamental nisso e nós agradecemos pela dedicação de cada um”, finalizou.

Dos 15 diretores que integram a Executiva do Sindiquinze, nove integrantes nunca estiveram na gestão do sindicato. A partir daí, outras atividades estão sendo implementadas para agregar conhecimento sobre a luta sindical e a atuação pelos servidores do Judiciário Federal aos dirigentes.

Formação sindical

Diretores do Sindiquinze participaram de roda de conversa com o professor Wagner Romão

No sábado (03), a diretoria do Sindiquinze esteve reunida na sede do sindicato em Campinas para a segunda reunião ordinária da Executiva. Logo após o intervalo para o almoço, os dirigentes participaram de uma atividade de formação sindical, com uma roda de conversa conduzida pelo professor do Departamento de Ciências Políticas da Unicamp Wagner Romão.

Na oportunidade, o ex-presidente da Associação dos Docentes da Unicamp (ADunicamp) relatou a experiência no período em que esteve à frente da entidade representativa e destacou a importância de os atuais dirigentes sindicais terem a consciência da conjuntura política vivenciada pela categoria.

Além disso, o professor chamou a atenção para a necessidade de se pensar no sindicato como um instrumento de disputa de hegemonias, com amplo debate com a base. “Também é essencial estabelecer o diálogo com os setores que sustentam o sindicato”, disse.

Para o presidente Zé Aristéia, a defesa dos servidores e do serviço público é o pilar do Sindiquinze, “além da vivência de cada diretor. Nesse sentido, é preciso se aculturar do coletivo. Estamos em nossa terceira gestão, mas essa é uma nova gestão, com procedimento novos. Por isso, necessitamos desse processo de aprendizado”, ponderou.

Ainda de acordo com ele, a intenção é que a diretoria participe mensalmente de atividades como essa com o professor Wagner Romão para uma efetiva formação sindical dos novos dirigentes e reciclagem daqueles que já participaram da gestão do Sindiquinze.