Sindiquinze debate Tecnoestresse e o Impacto na Saúde do Trabalhador em live no dia 20 de fevereiro

postado em: NOTÍCIAS | 0

O Sindiquinze realiza, no próximo dia 20 de fevereiro, um debate sobre “Tecnoestresse e o Impacto na Saúde do Trabalhador”.

Definido como estresse resultante do uso excessivo de tecnologias de informação e comunicação (TIC), o tecnoestresse traz como principais sintomas a dificuldade de concentração e a ansiedade, além de alterações no sono e humor.

Esse impacto da conectividade ficou ainda mais intenso durante a pandemia da Covid-19, pois, embora tenha mantido o exercício das funções e o atendimento ao cidadão permitindo que o servidor atuasse em segurança direto de casa, o Tecnoestresse chegou como um contraponto desfavorável para a saúde humana.

A presença digital faz com que as pessoas trabalhem mais e rapidamente. Múltiplas fontes de tecnologia produzem mais informações. Essa situação faz com que os trabalhadores se sintam pressionados a serem produtivos o tempo todo, precisando administrar inúmeras tarefas ao longo de uma jornada diária.

Para agravar esta situação, o uso de ferramentas de comunicação pessoais para o trabalho, como o WhatsApp, impede que o trabalhador se desconecte das suas atividades nos períodos de descanso, finais de semana ou mesmo nas férias.

Diante da importância do tema, o Sindiquinze promove o debate sobre os impactos desse estresse tecnológico no dia a dia do trabalhador. Os convidados para a live são o professor associado da área de saúde do trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp, Sérgio Roberto de Lucca; e a fisioterapeuta, ergonomista e doutoranda em saúde coletiva pela FCM/Unicamp, Alexandra Antunes Setta.

A live acontece a partir das 18 horas do dia 20 de fevereiro, com transmissão ao vivo pelo canal do sindicato no Youtube e página no Facebook.

O Sindiquinze convida todos os servidores e demais interessados para que participem e tirem suas dúvidas sobre o Tecnoestresse e o Impacto na Saúde do Trabalhador.

Clique Aqui e ative a notificação para quando a nossa live começar!

Conheça os palestrantes

Alexandra V. Antunes Setta é fisioterapeuta especialista em Biomecanica pela FEF – UNICAMP, Ergonomista certificada pela ABERGO, Doutoranda em Saúde Coletiva pela FCM – UNICAMP, Professora e supervisora de estágio da disciplina de Saúde Ocupacional e Ergonomia da USF-BP e Consultora em Ergonomia.

Sérgio Roberto de Lucca é professor associado de área de saúde do trabalhador do departamento de saúde coletiva da FCM/Unicamp e professor permanente dos programas de pós-graduação em saúde coletiva e do mestrado profissional em políticas e gestão. Orientador e pesquisador em fatores psicossociais relacionados ao trabalho e transtornos mentais relacionados ao trabalho. Autor do livro Fatores psicossociais e Saúde Mental no Trabalho: instrumentos de diagnóstico e intervenção.

Por Caroline P. Colombo

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

1007total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + oito =