Tecnoestresse: Especialistas explicam os malefícios do uso constante das tecnologias de comunicação no dia a dia dos trabalhadores

postado em: NOTÍCIAS, SAÚDE | 0

O Sindiquinze realizou, na última terça-feira (20), uma live sobre Tecnoestresse e o Impacto na Saúde do Trabalhador.

Os convidados para o assunto foram o professor associado da área de saúde do trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp, Sérgio Roberto de Lucca; e a fisioterapeuta, ergonomista e doutoranda em saúde coletiva pela FCM/Unicamp, Alexandra Antunes Setta.

De acordo com o professor da Unicamp, atualmente os indivíduos vivem na denominada Sociedade do Cansaço, que envolve a performance, a produtividade e a constante busca por resultados, além da individualização, comunicação constante e a falta de estabilidade.

Essa conjuntura acarreta a intensificação e precarização do trabalho na era digital com maior permeabilidade da comunicação, onde as trabalhadoras e trabalhadores se veem constrangidos em exercerem o direito à desconexão.

Alexandra Setta reafirmou que o uso constante das tecnologias (TICs) causam uma sobrecarga cognitiva que afeta tanto a saúde física, quanto mental, no dia a dia da profissão.

Ademais, o excesso das TICs pode acarretar o mau uso ou abuso dos meios tecnológicos, com o registro de assédio e cyberbullying.

Entre os prejuízos trazidos pelo Tecnoestresse estão o baixo distanciamento mental do trabalho, a sobrecarga cognitiva, comprometimento do humor, constante presença de fatores estressantes, alterações do sono e a fadiga.

Durante a transmissão, o diretor de comunicação Fauzi El Kadri Filho explicou como o Sindiquinze tem atuado no levantamento dos casos e na garantia do direito à desconexão para os servidores do TRT da 15ª Região, através do trabalho desempenhado junto ao Subcomitê de Combate ao Assédio do Tribunal.

A live ocorrida na terça-feira foi retransmitida pelo Sisejufe/RJ e permanece disponível para todos que tiverem interesse no assunto. Clique Aqui e assista!

Por Caroline P. Colombo

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

587total visits,2visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − oito =