Mobilização em Defesa da Justiça do Trabalho reúne diversas representações na frente do Fórum Trabalhista de Campinas

Mais de 40 entidades representativas, entre elas, o Sindiquinze, se reuniram, na manhã desta quarta-feira (28), na frente do Fórum Trabalhista de Campinas para o Ato Nacional em defesa das competências da Justiça do Trabalho.

A mobilização acontece em diversas regiões do país com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil para a importância do respeito aos direitos trabalhistas. O movimento unificado também visa demonstrar a preocupação com as modificações provocadas por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Sindiquinze participou do Ato representado pelo presidente Zé Aristéia e pelas diretoras Liliam Maria de Camargo e Viviam Oliveira da Silva Cantalejo, além de diversas servidoras e diversos servidores, sindicalizadas e sindicalizados, que compareceram na mobilização.

Durante a fala, o presidente do sindicato destacou a importância do Fórum de Campinas, “o maior Fórum Trabalhista da 15ª Região, onde se iniciam as nossas lutas que, posteriormente, irão se estender para as mais de 100 cidades por toda a base. É daqui que partimos na construção das nossas lutas”, disse.

O dirigente ressaltou que servidores e magistrados na Justiça do Trabalho também possuem dificuldades em relação à mão de obra. “Temos a falta de servidores na 15ª certificada pela Corregedoria Nacional de quase mil servidores… é importante que a sociedade saiba que o sindicato possui a luta pela reposição de servidores, pela recomposição do nosso quadro, como a forma de oferecer as condições para a entrega do direito para o conjunto da classe trabalhadora”.

Zé Aristéia ainda chamou a atenção para a luta de resistência necessária por todo o conjunto das trabalhadoras e trabalhadores e se disse muito satisfeito em contar com representações da classe “que é quem faz a luta pelo direito do dia a dia no local de trabalho. Vamos à luta, resistir a mais esse ataque à Justiça do Trabalho!”, encerrou.

O Desembargador do TRT-15, Jorge Luiz Souto Maior, também esteve no ato e enfatizou que a mobilização nacional acontece em defesa dos direitos sociais e da democratização da sociedade brasileira. “Nós devemos muito à classe trabalhadora e a instituição Justiça do Trabalho foi criada, exatamente, para fazer valer esses direitos”.

Outras representações do Poder Judiciário como a Fenajufe, sindicatos e associações de trabalhadores públicos e da iniciativa privada, bem como advogados e vereadores também integraram o movimento desta quarta-feira na Frente do Fórum Trabalhista de Campinas e reafirmaram a defesa da Justiça do Trabalho na garantia de direitos de todas e todos.

Além de Campinas, o ato também foi realizado em Ribeirão Preto (foto abaixo), onde as entidades se reuniram no Fórum Trabalhista daquela cidade com o mesmo objetivo. O Sindiquinze marcou presença em Ribeirão Preto, através do diretor Marcelo Amorim de Menezes.