NAPS se reúne virtualmente com a presença do jurídico do Sindiquinze sobre ações de interesse dos aposentados e pensionistas

postado em: APOSENTADOS, NOTÍCIAS | 1

O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAPS) realizou, na terça-feira (26), a primeira reunião virtual do grupo. O objetivo dessa nova experiência foi tentar agregar maior participação das sindicalizadas e sindicalizados que estão nas regiões mais distantes e que não conseguem estar presencialmente nos encontros ocorridos em Campinas.

Na abertura, o presidente Zé Aristéia falou sobre a criação do canal de WhatsApp do NAPS que, atualmente, conta com mais de 80 seguidores e enfatizou o propósito da criação de um meio oficial de repasse das informações pelo sindicato. Se você ainda não segue o canal do NAPS no WhatsApp, CLIQUE AQUI e comece a seguir agora!

Além disso, o presidente informou que já fez contato com uma agência de viagens para o levantamento dos custos para as melhores opções de destino para os passeios pré-agendados para o segundo semestre. “Nós já fizemos o bloqueio da nossa colônia de Caraguatatuba para a participação dos aposentados no Festival do Camarão que acontece no mês de julho”, explicou.

Mesmo com a realização virtual, um grupo de associadas aposentadas esteve na sede do sindicato para a participação na reunião, reivindicando a realização híbrida dos encontros. Neste sentido, Zé Aristéia frisou a importância das reuniões on-line como oportunidade para que mais pessoas estejam integradas na vida sindical. “Os aposentados são quase 1/3 de todos os associados e precisamos garantir meios que façam com que todos possam participar mesmo que à distância. As reuniões virtuais chegaram para ficar e não temos como escapar disso”, completou.

A próxima reunião do NAPS acontece no dia 30 de abril e elegerá a nova coordenação do núcleo para a atual gestão. Segundo consenso ocorrido, o próximo encontro ocorrerá em formato híbrido (presencial em Campinas e remoto, via plataforma Zoom). Mais informações serão divulgadas em breve.

JURÍDICO – A assessoria jurídica do Sindiquinze, através do escritório Cassel Ruzzarin Santos Rodrigues Advogados, esteve presente na reunião do NAPS para os esclarecimentos a respeito das principais ações movidas pelo sindicato a favor dos aposentados e pensionistas.

Entre os temas abordados pela advogada Aracéli Rodrigues estiveram a ação de correção do fundo PASEP, paridade e integralidade para aposentadoria por invalidez, a ação contra a Reforma da Previdência e a confiscatória majoração da alíquota previdenciária promovida pela Emenda Constitucional nº 103/2019, parcela Opção, acumulação da VPNI e GAE, além de Quintos e Décimos.

A luta pela aprovação da PEC 06/2024 (PEC Social) apresentada pelo deputado Cleber Verde (MDB-MA) também foi tratada no encontro com os aposentados e pensionistas. A matéria busca atualizar alguns aspectos da PEC 555/2006, entre eles a contribuição previdenciária de servidoras e servidores aposentados e pensionistas com redução de 10% ao ano — a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres — sendo totalmente dispensada quando o titular atingir 75 anos, independentemente das circunstâncias.

O Sindiquinze pretende encaminhar via Correios um jornal impresso com todas as informações aos aposentados e pensionistas com o objetivo de alcançar ainda mais as associadas e os associados da 15ª Região.

Após todos os esclarecimentos jurídicos e de atuação política, a reunião foi encerrada com o sorteio de um aparelho celular entre os presentes. De acordo com o presidente Zé Aristéia, “como não houve custos com a realização da reunião do mês de março, o sorteio do aparelho no valor de R$ 2 mil foi uma forma de contemplar todos os que prestigiaram a reunião virtual”. A ganhadora foi a associada Ede Aparecida Biondo Caligiuri.

PROVA DE VIDA

O Sindiquinze lembra que começou, nesta segunda-feira (1º), o prazo para que aposentados e pensionistas façam a Prova de Vida junto ao TRT. A novidade deste ano é a possibilidade da prova de vida digital, através do aplicativo Gov.br.

Conforme divulgado anteriormente pelo sindicato, as demais modalidades de prova de vida já utilizadas anteriormente (presencial e on-line) permanecem à disposição durante todo o período de vigência do processo de atualização e prova de vida, marcado para acontecer entre 1º e 30 de abril.

Ao escolher a prova de vida PRESENCIAL, o aposentado ou pensionista deverá atualizar os dados cadastrais e efetuar a impressão do formulário que deverá ser assinado em uma Unidade recadastradora do TRT ou em Cartório Notarial para a devida comprovação;

Na modalidade ON-LINE, após verificar e atualizar os dados, o servidor deve imprimir o formulário que será assinado durante uma videochamada, através do atendimento pelo balcão virtual;

Caso a escolha seja a DIGITAL, após conferir e atualizar os dados, NÃO HÁ NECESSIDADE DE IMPRESSÃO E ASSINATURA do formulário. O sistema ACIP (Sistema de Atualização Cadastral de Inativos e Pensionistas) salvará e anexará o formulário em local próprio, cuja comprovação de vida deverá ser feita no APLICATIVO Gov.br.

Representantes legais e responsáveis por menores de 18 anos devem realizar os procedimentos de atualização cadastral / prova de vida exclusivamente no formato PRESENCIAL, em Unidade recadastradora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Todas as informações sobre a realização da prova de vida podem ser encontradas AQUI.

1. ilsa Domingos Ribeiro

Concordo que as reuniões sejam hibridas, para que os assuntos sejam discutidos e não só comunicados. E o jornal também é sim interessante uma vez que muitos aposentados não tiveram oportunidade de assistirem a reunião virtual ou por não conseguirem entrar ,ou horário tinha compromisso e outros.