Atualização cadastral e prova de vida acontecem de 1º a 30 de abril. Sindiquinze estuda possibilidade de ajuda aos servidores que tiverem dificuldades. Confira!
Os servidores aposentados e pensionistas do TRT da 15ª Região terão, neste ano de 2024, três opções para promoverem a atualização cadastral e prova de vida junto ao Tribunal.
Na última sexta-feira (1º), o Regional encaminhou e-mail a todos os aposentados e pensionistas com os esclarecimentos. A novidade é a possibilidade da prova de vida digital, através do aplicativo Gov.br.
De acordo com o TRT, as demais modalidades de prova de vida já utilizadas anteriormente (presencial e on-line) permanecerão à disposição durante todo o período de vigência do processo de atualização e prova de vida, marcado para acontecer entre 1º e 30 de abril.
Ao escolher a prova de vida PRESENCIAL, o aposentado ou pensionista deverá atualizar os dados cadastrais e efetuar a impressão do formulário que deverá ser assinado em uma Unidade recadastradora do TRT ou em Cartório Notarial para a devida comprovação;
Na modalidade ON-LINE, após verificar e atualizar os dados, o servidor deve imprimir o formulário que será assinado durante uma videochamada, através do atendimento pelo balcão virtual;
Caso a escolha seja a DIGITAL, após conferir e atualizar os dados, NÃO HÁ NECESSIDADE DE IMPRESSÃO E ASSINATURA do formulário. O sistema ACIP (Sistema de Atualização Cadastral de Inativos e Pensionistas) salvará e anexará o formulário em local próprio, cuja comprovação de vida deverá ser feita no APLICATIVO Gov.br.
Representantes legais e responsáveis por menores de 18 anos devem realizar os procedimentos de atualização cadastral / prova de vida exclusivamente no formato PRESENCIAL, em Unidade recadastradora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
O que você precisa saber antes de escolher a sua modalidade?
Para utilizar o aplicativo Gov.br é necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou biometria cadastrada junto ao TRE, pois a foto capturada pelo aplicativo para o reconhecimento facial é validada nas bases da Secretaria Nacional de Trânsito e Justiça Eleitoral.
Além disso, você precisará baixar o aplicativo android ou IOS no seu celular e criar uma conta no Gov.br para conseguir efetuar o procedimento da prova de vida. Veja AQUI como criar uma conta no Gov.br.
Como fazer a atualização cadastral e escolher a modalidade de prova de vida?
Para efetuar a atualização cadastral e escolher a modalidade para a prova de vida (presencial, on-line ou digital via APP Gov.br), basta entrar no site do TRT-15 e acessar a Intranet com seus dados de login e senha.
Em seguida, vá em “Sistemas Nacionais” -> “Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais – Justiça do Trabalho” -> Selecione o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e clique em “Ok”.
Clique em “SIGEP-JT” e, em seguida, “Atualização Cadastral de Inativos e Pensionistas (ACIP)” e você terá acesso às telas do seu formulário.
Após verificar todos os seus dados e, se necessário, atualizá-los, escolha uma das modalidades de prova de vida para a devida impressão (no caso da presencial e on-line) ou a digital para ser direcionado para anexar o documento.
O Sindiquinze estuda a possibilidade de disponibilizar, a partir de 1º de abril, ajuda presencial e virtual para os aposentados e pensionistas que tiverem dificuldade para apresentar a atualização cadastral e prova de vida junto ao tribunal.
Dúvidas podem ser sanadas pela Seção de Frequência de Pessoal Externo e Prontuários de Inativos do TRT-15 pelo telefone (19) 3231-9500, Ramal 2428.
Vale reforçar que o processo de atualização dos dados e prova de vida estará disponível de 1º a 30 de abril para todos os servidores aposentados e pensionistas da 15ª Região.
Por Caroline P. Colombo
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