Portal dos Aposentados da 15ª Região é lançado com a presença do Sindiquinze e servidores do TRT

postado em: APOSENTADOS, NOTÍCIAS | 0

A Administração do TRT-15 realizou, na manhã desta terça-feira (09), o lançamento do Portal dos Aposentados da Justiça do Trabalho da 15ª Região. A cerimônia aconteceu no salão nobre da presidência do Tribunal e reuniu diversos servidores, magistrados e Desembargadores ativos e aposentados, bem como representações como o Sindiquinze e Amatra-XV.

O sindicato esteve presente representado pelo presidente Zé Aristéia e os diretores Joaquim Castrillon e Bruno Godoy Martins Correa.

Na abertura, o Desembargador-Presidente Samuel Hugo Lima, realizou a assinatura da Resolução do TRT da 15ª Região que institui um programa de preparação para a aposentadoria para magistrados e servidores.

Durante a fala, Dr. Samuel enfatizou o compromisso institucional sólido com o bem-estar e o reconhecimento daqueles que dedicaram muitos anos a serviço da 15ª. “Quando olhamos para trás, vemos uma história de comprometimento e profissionalismo exemplares. Os magistrados e servidores desta Casa carregam consigo uma riqueza inestimável de experiência, conhecimento e sabedoria acumulados ao longo dos anos”.

Segundo ele, reconhecer e valorizar essa contribuição é um ato de justiça e demonstração de gratidão pela dedicação incansável dos magistrados e servidores. “O portal dos aposentados é um símbolo do nosso compromisso em garantir uma transição tranquila e bem-sucedida para a aposentadoria”, completou.

Elaborado através de um trabalho coletivo do Co.Labora 15 e um Grupo de Trabalho, o Portal do Aposentado da 15ª Região foi construído com o objetivo de aproximar magistrados e servidores aposentados da instituição, bem como garantir que os anseios e dificuldades do segmento fossem sanados.

São duas interfaces disponíveis para toda a categoria: na Aposente Bem, todas as servidoras e servidores em processo de aposentadoria terão à disposição recursos e informações e passo a passo para o PROAD necessário para a nova fase laboral.  Já na Continuando a Vida, destinado aos que já se aposentaram, com o engajamento e interlocução entre todas e todos.

“A criação do programa de valorização do magistrado e servidor aposentado reflete o nosso compromisso com a promoção do bem-estar e da qualidade de vida”, explicou o presidente do Tribunal.

Integrante do GT responsável pelo Portal, a aposentada Izabel Cristina Braga Arroyo lembrou que muitos colegas aposentados não têm qualquer contato com o Tribunal quando encerram a vida profissional. “O Portal do Aposentado serve como um facilitador para essa travessia tão relevante para todos que passarão por esse processo”, lembrou.

No discurso aos presentes, o presidente do Sindiquinze Zé Aristéia lembrou que o sindicato já debate essa necessidade de planejamento e preparação junto aos servidores que estão em processo de aposentadoria, bem como enfatizou o trabalho desenvolvido com os aposentados por meio do NAPS. “Nós já temos alguns serviços de apoio aos aposentados e às aposentadas como, por exemplo, conseguir acessar o programa de auxílio-farmácia… nós já havíamos detectado essa dificuldade com a interface e vínhamos trabalhando nesse sentido”, disse.

Para Zé Aristéia, a construção do Portal é uma resposta às necessidades do segmento “que cresce muito rapidamente em todo o país e que cresce também na 15ª Região”.

O presidente do sindicato enfatizou, ainda, que tem mantido contato com a Administração do TRT para a atuação pela recomposição do quadro na 15ª Região, pois, de acordo com ele, a falta de servidores afeta o conjunto da categoria e também os aposentados, “onde a fila de espera também é grande e essa preparação é fundamental para o processo”.

O dirigente encerrou enfatizando que, no início do atual mandato, o Sindiquinze tem buscado debater a participação de todos os aposentados não só nos programas, mas nas instituições representativas. “No caso do sindicato, é estar na vida política da categoria participando das lutas, participando das conquistas das carreiras que é o paradigma para os aposentados no decorrer da sua vida de inativo”.

O Portal dos Aposentados da Justiça do Trabalho da 15ª Região está disponível na aba Serviços ao Usuário da Intranet. Para acessar é necessário efetuar o login com os dados de acesso ao Tribunal.