Diretoria do Sindiquinze segue com encontros mensais de formação e reciclagem sindical

A diretoria do Sindiquinze segue com a realização das reuniões mensais e os encontros de formação e reciclagem sindical.

No último sábado (06), os diretores receberam com a assessora política da Fenajufe e do Sisejufe/RJ, Vera Miranda. Na abertura, o presidente Zé Aristéia destacou a importância do Rio de Janeiro como um dos sindicatos relevantes para as pautas perseguidas pela Fenajufe.

Em seguida, a assessora lembrou da parceria contínua entre Sindiquinze e Sisejufe, que possuem um alinhamento político consolidado, buscando sempre caminhar em conjunto com a base.

De acordo com Vera Miranda, é papel dos dirigentes sindicais ouvir o que a categoria necessita. “Cada diretor é o sindicato e essa caminhada com cada servidor é o que faz do sindicato um protagonista nacional”, destacou.

A convidada ainda chamou a atenção para a construção de se pensar o sindicato como uma entidade verdadeiramente representativa. “O servidor precisa reconhecer o potencial da entidade enquanto representação da categoria”.

Para Vera, é papel dos sindicatos trazer a democracia como espaço de discussão conquistado por meio da rotina de escuta e diálogo com a base e com outros sindicatos.

Durante a conversa, a assessora política também repassou informações sobre o trabalho desenvolvido na Fenajufe para a construção de um novo Plano de Cargos e Salários para os servidores do Judiciário Federal, lembrando que a discussão da carreira não é nova.

Vera Miranda, que assessora a Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ, explicou as estratégias que foram desempenhadas para investimentos na melhoria salarial e estrutural do serviço público.

Ao final, ela reforçou a importância de se conhecer a base para fazer um sindicato verdadeiramente representativo.

Além da diretoria executiva, as conselheiras fiscais Susana Haydee Flores Cucatti e Mareide de Oliveira Santos também acompanharam o encontro, após a primeira reunião do Conselho Fiscal desta nova gestão.

Experiência e comprometimento – No mês de março, os dirigentes do Sindiquinze receberam o vice-presidente da Fenassojaf e um dos fundadores da Fenajufe, o servidor aposentado do TRT-2, Neemias Ramos Freire.

Na ocasião, Neemias apresentou um breve histórico do surgimento dos sindicatos no Brasil e no mundo, além das experiências enquanto representante sindical que esteve presente na fundação da Fenajufe e de outros sindicatos do PJU pelo país.

O integrante do Coletivo Renova Sintrajud também esclareceu sobre o trabalho e os embates ocorridos junto ao Sintrajud, bem como destacou a forte representação do Sindiquinze junto aos servidores do TRT-15.

Para Zé Aristéia, esses encontros mensais para a formação dos novos diretores e a reciclagem daqueles que já compunham a direção do sindicato é fundamental para uma boa gestão. “Esta é uma nova gestão e precisamos nos renovar e aprender todos os dias para fazer o melhor para nossos associados e para toda a categoria”, finaliza.