Reunião híbrida do NAPS debate a contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas e elege nova coordenação do Núcleo

postado em: APOSENTADOS, NOTÍCIAS | 0

O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas (NAPS) do Sindiquinze se reuniu, na terça-feira (30), para mais um encontro mensal do grupo. Desta vez, a reunião aconteceu em formato híbrido (presencial e virtual), com a participação de mais de 40 associadas e associados.

Na oportunidade, os presentes ouviram as explicações apresentadas pelo assessor legislativo Thiago Queiroz (Consillium) e pelo coordenador da Fenajufe, Thiago Duarte Gonçalves, sobre a tramitação e o trabalho da Federação e dos sindicatos de base pelo apensamento da PEC 555/2006 à PEC Social (6/2024), para a redução gradual da contribuição previdenciária paga pelos servidores aposentados e pensionistas.

Queiroz fez um breve histórico da apresentação da PEC 555/06 e da mobilização pela retomada da tramitação desta importante proposta para servidoras e servidores aposentados e os pensionistas.

O assessor legislativo lembrou que a PEC 6/2024 buscas atualizar alguns aspectos da PEC 555, com a redução gradual de 10% ao ano da contribuição paga atualmente — a partir dos 66 anos para homens e 63 anos para mulheres — sendo totalmente dispensada quando o titular atingir 75 anos, independentemente das circunstâncias.

Thiago Duarte falou sobre o trabalho da Fenajufe e das ações que estão sendo implementadas pela Federação Nacional para a aprovação da matéria.

Ambos ouviram os filiados do Sindiquinze e esclareceram as dúvidas sobre o tema.

Nova coordenação eleita

Após o painel com os convidados, os participantes elegeram a nova coordenação do NAPS. Somente dois candidatos se propuseram a assumir os cargos, sendo eleitos por unanimidade pelos presentes.

A coordenação do Núcleo dos Aposentados e Pensionistas é composta pelos associados Maria Sônia Faria e Valdir Bezerra de Lima. Um terceiro coordenador deverá ser indicado pela diretoria do Sindiquinze.

Ao serem eleitos, os novos coordenadores reafirmaram a intenção de manterem o NAPS forte e ativo como sempre foi; e trabalharem pelas principais pautas que envolvem os direitos dos servidores aposentados e pensionistas da 15ª Região.

Na reunião da terça-feira, o Núcleo ainda prestou homenagem à filiada Lourdes Conceição de Almeida e ao filiado Vitor José Peretta, falecidos no mês de abril.

Por consenso, os presentes aprovaram a manutenção do formato híbrido para os encontros do NAPS.

Por Caroline P. Colombo

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!