Sindiquinze participa de reunião do Conselho Deliberativo da Fenajufe e delibera sobre Dia Nacional de Luta em defesa do Plano de Cargos, Carreira e Salários do PJU

O Sindiquinze, representado pela diretora Maria Martha Lima dos Santos, participou, no último sábado (08), da reunião do Conselho Deliberativo da Fenajufe que definiu as estratégias e organização das ações coletivas de mobilização, além da construção do Dia Nacional de Luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que ocorrerá na quinta-feira, 20 de junho, e os novos rumos da luta pela reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União.

Durante a reunião, a coordenadora da Federação Nacional Lucena Pacheco informou sobre o anteprojeto de reestruturação da carreira dos(as) servidores(as) do PJU e como será tratado no Fórum de Carreira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela explicou que a Fenajufe propôs que o anteprojeto seja dividido em partes para ser discutido nos três subgrupos de trabalho do fórum que tratam da Descrição de Cargos; Desenvolvimento, Qualificação e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); e Reestruturação da Malha Salarial e Política de Recomposição, respectivamente. A entidade nacional indicará os artigos da Lei 11.416/06 (legislação que trata do PCCS da categoria) devem ser debatidos de acordo com os temas dos subgrupos.

Após os informes, os representantes iniciaram os debates sobre as melhores estratégias que os sindicatos de base devem utilizar na mobilização do dia 20/06, com o apoio da Federação, incluindo a ampla e permanente divulgação sobre o conteúdo do anteprojeto de reestruturação, inclusive já definida na última reunião do CDE.

Além dos temas já definidos para serem trabalhados no próximo Dia Nacional de Luta, os representantes ressaltaram outros assuntos que também devem fazer parte da mobilização permanente da categoria, como os Projetos de Lei 133/2019 e 454/2014, que versam sobre a aposentadoria especial de servidores(as) públicos com deficiência e o fim do desconto previdenciário para servidores(as) aposentados(as) e pensionistas (PECs 555/06 – PEC 06/24).

Ações e mobilização na 15ª Região

O Sindiquinze já definiu a agenda de ações e de mobilização referente à luta pelo PCCS dos servidores do Judiciário Federal.

Na quarta-feira (19), o presidente Zé Aristéia participa de uma reunião com o novo coordenador do Fórum de Carreira do CNJ, Dr. Guilherme Feliciano, em atuação pelas propostas defendidas pela Fenajufe.

Para a quinta-feira (20/06), a mobilização será feita através de visitas às Varas e Fóruns da 15ª Região e a distribuição de material informativo com esclarecimentos sobre o anteprojeto do Plano de Cargos, Carreira e Salários da Federação.

O sindicato também percorrerá os locais de trabalho para a divulgação do 2º Congresso do Sindiquinze, marcado para os dias 3 e 4 de agosto. Confira AQUI as informações

Por Caroline P. Colombo com informações e foto da Fenajufe