A diretoria do Sindiquinze segue com a realização das reuniões mensais e os encontros de formação e reciclagem sindical.
No último sábado (06), os diretores receberam com a assessora política da Fenajufe e do Sisejufe/RJ, Vera Miranda. Na abertura, o presidente Zé Aristéia destacou a importância do Rio de Janeiro como um dos sindicatos relevantes para as pautas perseguidas pela Fenajufe.
Em seguida, a assessora lembrou da parceria contínua entre Sindiquinze e Sisejufe, que possuem um alinhamento político consolidado, buscando sempre caminhar em conjunto com a base.
De acordo com Vera Miranda, é papel dos dirigentes sindicais ouvir o que a categoria necessita. “Cada diretor é o sindicato e essa caminhada com cada servidor é o que faz do sindicato um protagonista nacional”, destacou.
A convidada ainda chamou a atenção para a construção de se pensar o sindicato como uma entidade verdadeiramente representativa. “O servidor precisa reconhecer o potencial da entidade enquanto representação da categoria”.
Para Vera, é papel dos sindicatos trazer a democracia como espaço de discussão conquistado por meio da rotina de escuta e diálogo com a base e com outros sindicatos.
Durante a conversa, a assessora política também repassou informações sobre o trabalho desenvolvido na Fenajufe para a construção de um novo Plano de Cargos e Salários para os servidores do Judiciário Federal, lembrando que a discussão da carreira não é nova.
Vera Miranda, que assessora a Fenajufe no Fórum de Carreira do CNJ, explicou as estratégias que foram desempenhadas para investimentos na melhoria salarial e estrutural do serviço público.
Ao final, ela reforçou a importância de se conhecer a base para fazer um sindicato verdadeiramente representativo.
Além da diretoria executiva, as conselheiras fiscais Susana Haydee Flores Cucatti e Mareide de Oliveira Santos também acompanharam o encontro, após a primeira reunião do Conselho Fiscal desta nova gestão.
Experiência e comprometimento – No mês de março, os dirigentes do Sindiquinze receberam o vice-presidente da Fenassojaf e um dos fundadores da Fenajufe, o servidor aposentado do TRT-2, Neemias Ramos Freire.
Na ocasião, Neemias apresentou um breve histórico do surgimento dos sindicatos no Brasil e no mundo, além das experiências enquanto representante sindical que esteve presente na fundação da Fenajufe e de outros sindicatos do PJU pelo país.
O integrante do Coletivo Renova Sintrajud também esclareceu sobre o trabalho e os embates ocorridos junto ao Sintrajud, bem como destacou a forte representação do Sindiquinze junto aos servidores do TRT-15.
Para Zé Aristéia, esses encontros mensais para a formação dos novos diretores e a reciclagem daqueles que já compunham a direção do sindicato é fundamental para uma boa gestão. “Esta é uma nova gestão e precisamos nos renovar e aprender todos os dias para fazer o melhor para nossos associados e para toda a categoria”, finaliza.
Por Caroline P. Colombo
Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!
673total visits,4visits today
Deixe um comentário