Presidente do Sindiquinze relembra histórico de lutas pelos PCSs em live do Sisejufe/RJ

O presidente do Sindiquinze Zé Aristéia particou, na última quinta-feira (20), da live “Histórico, atualidade e perspectivas do PCS e Reestruturação da Carreira” promovida pelo Sisejufe/RJ.

O debate contou com diversos convidados, entre eles, o presidente do Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que relembrou as negociações intermediadas junto ao Supremo Tribunal Federal para a conquista dos últimos Planos de Cargos e Salários dos servidores do PJU.

Durante a participação, Zé Aristéia destacou a necessidade de se corrigir as distorções para uma carreira como a vivenciada atualmente pela categoria. O presidente do Sindiquinze resgatou que, apesar da atuação da Fenajufe e sindicatos de base, o último PCS conquistado não promoveu o debate efetivo sobre a carreira, tema que, hoje, está como foco central nos debates ocorridos no Fórum do CNJ.

“Nós tivemos, agora, a mudança da coordenação do Fórum de Carreiras; é um juiz aqui da 15ª Região, alguém que teve uma atuação política importante, que foi presidente da AmatraXV, presidente da Anamatra. Nós, junto com a Federação, tivemos esse trabalho que conversar com ele e detectamos uma disposição de dar efetividade no trabalho do Fórum”, disse.

Proposta de PCCS da Fenajufe

Durante a transmissão, o presidente do Sindiquinze enfatizou que a atual proposta de PCCS apresentada e debatida no Fórum do Conselho Nacional é fruto da construção das demandas de toda a categoria, que foram sintetizadas na minuta elaborada pela Fenajufe.

“E nós estamos nesse processo de tomar conhecimento e repassar as informações sobre o conjunto das propostas que estão nesse anteprojeto; e engajar a categoria na busca da conjuntura que vai nos fazer avançar”, completou.

Para Zé Aristéia, os próximos dois anos de Governo Lula trazem uma janela de oportunidade, “ainda que estreita, para que estejamos incluídos nos orçamentos”.

Ao final, ele enfatizou que “o Sindiquinze, como um dos grandes sindicatos do Judiciário Federal, está com muita disposição para debatermos esse projeto. Esse é o primeiro projeto que foi construído somente pela representação e nós o pautamos como completo e complexo de análise da nossa carreira, à luz dos problemas acumulados da nossa luta política e sindical”, encerrou.

A live do Sisejufe foi transmitida ao vivo pelo canal do Sindiquinze no Youtube e segue disponível para acesso AQUI.