Entidades que compõem o Fórum Nacional dos Servidores Públicos (Fonasefe) estiveram reunidas terça-feira, dia 26 de setembro, em Brasília, para discutir estratégias de resistência e luta contra os ataques promovidos pelo governo contra os servidores.
Em seus informes, a Fenajufe apresentou as deliberações da reunião da Diretoria Executiva, realizada no último sábado, 23, entre elas, o calendário de lutas aprovado.
Na avaliação das entidades, a mobilização do 14 de setembro foi importante para o fortalecimento da resistência, mesmo que a data não tenha sido um dia forte de luta na maioria dos estados. A crítica principal foi à falta de unidade das centrais sindicais na organização da data.
Outro ponto tratado foi sobre a estratégia de atuação contra o PLS 116/17, o projeto que prevê demissão de servidor público efetivo por insuficiência de desempenho. Definiu-se que cada entidade definirá sobre quais parlamentares irá atuar no trabalho de convencimento, agendando reuniões e organizando a pressão inclusive nos estados.
Ante o cenário de ataques contra os direitos dos SPFs e demais trabalhadores, o Fórum avalia que a única forma de enfrentamento aos retrocessos, principalmente aquele materializado no PLS 116/17, é por meio da união das diversas categorias do serviço público.
Ao fim dos debates foi aprovado o Calendário da Jornada de Lutas e Mobilização dos Servidores Públicos Federais:
– 03/10: Ato em Defesa da Soberania Nacional no Rio de janeiro.
– 10/10: Atos em frente aos TREs e/ou das Centrais de Atendimento ao Eleitor, tendo em vista que dia 15/10 é a data de extinção das zonas eleitorais (Fenajufe).
– 19/10: Ato em defesa da Educação Pública no Rio de Janeiro.
– 27/10: Dia Nacional de lutas, mobilização e paralisação em defesa do serviço público.
217total visits,1visits today
Deixe um comentário