8 de Março: “Você terá que manter-se vigilante durante toda a sua vida”

postado em: MOBILIZAÇÃO, NOTÍCIAS | 0

Dia 8 de março é marcado pela luta das mulheres trabalhadoras do início do século 20 e por tantas lutas que se seguiram desde então. Mas também é um dia em que se celebram conquistas e em que marcamos nossa existência, nossa persistência e nossa fé em um futuro livre dos tormentos do patriarcado, que carregamos há tantos séculos. Gritamos que este dia há de chegar, abraçamos nossas companheiras e reafirmamos que não arredaremos pé enquanto uma de nós estiver sendo morta, agredida ou tolhida apenas por ter nascido mulher. Quem já foi a uma marcha das mulheres sabe a emoção que sentimos ao estarmos unidas por um mundo que sabemos que será muito mais justo para todos.

Mas em 2021 não estaremos nas ruas.

No ano em que a terra parou, os gritos, os abraços, os protestos, as palavras e os cantos dão lugar a um luto dolorido por 260 mil vidas perdidas. Devemos honrá-las e levá-las conosco para aprofundar nossa convicção de que esse futuro mais justo é cada vez mais urgente.

A morte, o desamparo, o desemprego e o medo atingiram desproporcionalmente as mulheres, ainda mais invisibilizadas neste ano que passou. Pouco se falou das trabalhadoras que acumulam a tarefa de cuidado em suas casas e tiveram que deixar seus empregos, passando a ser uma fração ainda menor de um mercado de trabalho já reduzido, e se expondo à extrema vulnerabilidade. Pouco se falou das enfermeiras, trabalhadoras domésticas, professoras e profissionais “de cuidado” que estão na linha de frente e arriscam suas vidas diariamente garantindo o “novo normal” que de normal nada tem. Trabalhos que sempre foram invisibilizados, agora também representam risco de vida. A violência doméstica e o feminicídio, que já estavam em patamares absurdos, aumentaram assustadoramente e muito pouco se fez ou se falou a respeito. Foi um ano de dor e silêncio para muitas de nós.

Enfim, caras amigas, não temos nada a comemorar, mas permaneceremos vigilantes, durante toda a nossa vida, e não permitiremos que o retrocesso nos retire direitos que já são poucos.

O Sindiquinze presta sua homenagem a todas as mulheres que permanecem vigilantes na luta por dias melhores.

Diretoria do Sindiquinze