Sisejufe debate “Abolição? O Estado brasileiro e seu papel no enfrentamento às desigualdades raciais” nesta sexta-feira

Sindiquinze é parceiro deste importante evento e fará a retransmissão via Facebook! Participe!

O Coletivo de Negras e Negros do Sisejufe/RJ e a Escola de Formação Lélia Gonzalez, por meio do Coletivo Enegrecer, realizam mais uma atividade conjunta para trazer reflexões sobre o racismo estrutural e suas consequências. A abertura será em uma live, nesta sexta-feira (30), às 19h, com o tema Abolição? O Estado brasileiro e seu papel no enfrentamento às desigualdades raciais e ao racismo”. O evento, no YouTube do Sisejufe, será retransmitido via Facebook do Sindiquinze e pela Fenajufe.

Uma das convidadas é Patrícia Fernanda dos Santos, servidora da Justiça Federal, lotada no Núcleo de Comunicação da SJRJ. Ela é membro do Grupo de Trabalho sobre Igualdade Racial da SJRJ, cofundadora do Coletivo Negro da JF. Também participa do debate a professora Ingrid Nascimentoque é historiadora, educadora popular, pós-graduanda em Ciências Sociais e Educação Básica pelo PROPGPEC, coordenadora da UNEAFRO-RJ e militante do Coletivo Enegrecer. A mediação será feita pela coordenadora nacional do Coletivo Enegrecer e militante do Movimento Negro Unificado (MNU), Dara Sant’Anna. Ela é estudante de Direito da UFF, foi diretora de Combate ao Racismo da UNE 2017-2019 e membro do Conselho Nacional de Promoção de Igualdade Racial.

Campanha nas redes sociais

No dia 1º de maio, terá início nas redes sociais do Sindiquinze, Sisejufe/RJ e demais entidades parcerias a campanha“Quando a gente acordou e não tinha nada!”. Com posts em dias alternados, a ideia é mostrar que, apesar da abolição da escravatura, no dia 13 de maio de 1888, até hoje há desigualdade em diversas áreas. Os temas são: sem oportunidade de emprego; sem terras; sem dinheiro; sem cidadania; sem acesso à educação e sem direito à voz e voto.

A campanha culmina no dia 13 de maio, às 19h, com o painel Falsa Abolição: Quais os caminhos para a real emancipação do povo negro e enfrentamento ao genocídio?”, que será divulgado posteriormente.

A atividade se encerra no dia 28 de maio, às 10h, com a roda de conversa virtual: “Como podemos enfrentar o racismo?”.

O Sindiquinze é parceiro do sindicato do Rio de Janeiro nas atividades e convida todos os servidores da 15ª Região a participarem dos debates e painéis que serão compartilhados a partir dos próximos dias.

Por Caroline P. Colombo com o Sisejufe/RJ