Webinar lança Grupo sobre Saúde Mental do Sindiquinze

O Sindiquinze realizou, na noite da última terça-feira (03), um Webinar sobre Saúde Mental e Teletrabalho. O evento, transmitido ao vivo pelo canal no Youtube e página no Facebook, marcou o lançamento do Grupo sobre Saúde Mental, voltado ao atendimento psicológico de todos os servidores filiados ao sindicato.

As sessões acontecerão semanalmente ou quinzenalmente (a depender da demanda), através de grupos formados por até 10 pessoas, com duração de 1h15 cada.

O atendimento ocorrerá virtualmente, garantindo participação e tratamento a todos os sindicalizados interessados.

A psicóloga responsável pelos grupos será a Dra. Marielle Kellermann Barbosa, psicanalista formada pela USP, sócia da clínica Dynami Saúde Mental Corporativa.

Durante o webinar, a médica psiquiatra, Dra. Tânia Maron Vichi Freire de Mello, abordou o tema Burnout e Teletrabalho: Sofrimento mental em tempos de pandemia. De acordo com ela, o teletrabalho e isolamento social impostos pela crise da Covid-19 trouxe impactos psicológicos profundos no cotidiano dos servidores e toda a população.

Na abertura, o presidente Ivan Bagini chamou a atenção para o aumento nos casos de doenças como depressão, ansiedade e síndrome do pânico em todo o Brasil, diante do atual momento de pandemia do novo coronavírus.

“Nós tivemos essa ideia de implementar esse grupo no âmbito do Sindiquinze, destinado aos sindicalizados, que adotará o modelo de psicoterapia em grupo”, explicou.

Dra. Tânia ainda trouxe os conceitos sobre saúde e transtornos mentais, que impactam diretamente no âmbito familiar, pessoal, laboral e social do indivíduo.

Sobre o teletrabalho e home office, a psiquiatra enfatizou características como a carga excessiva e execução em pouco tempo, ambiguidade de função, falta de suporte e de feedback como fatores que potencializaram o estresse e depressão relacionados à função.

“É preciso levar em consideração que as pessoas sofreram uma ruptura e que voltar ao trabalho presencial também necessita de uma nova adaptação”, frisou ao ser questionada sobre o retorno presencial.

Na avaliação da psiquiatra, foram várias situações de luto – as mortes, as mudanças na rotina, o afastamento social – que necessitam de cuidados para o retorno à uma vida mentalmente saudável.

Para a psicanalista Marielle Barbosa, “a partir de agora, a saúde mental é uma preocupação que nós teremos por muito tempo… o nosso sofrimento e as nossas questões vão nos acompanhar e essa é uma condição humana”.

O Webinar Burnout e Teletrabalho: Sofrimento mental em tempos de pandemia permanece disponível no canal do Sindiquinze no Youtube e pode ser assistido AQUI.

Formulário de participação nos grupos – O Sindiquinze encaminhou, nesta quinta-feira (05), um e-mail a todos os servidores sindicalizados com o link para o formulário de inscrição de participação nos grupos de terapia. O prazo para o preenchimento termina na próxima sexta-feira, 13 de agosto.

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!