Mídia repercute protesto de sindicatos por reposição salarial para servidores públicos

O Jornal O Dia repercutiu o protesto que sindicatos, entre eles o Sindiquinze e o Sisejufe-RJ, realizaram nesta quarta-feira, com atos simbólicos por todos país para reforçar a luta pela reposição salarial das perdas acumuladas nos últimos três anos. Hoje, a partir das 19h, o Sindiquinze e o Sisejufe realizarão uma projeção com o tema “Reajuste Já!” na fachada da Biblioteca Nacional, em Brasília. O assessor parlamentar Alexandre Marques representou o sindicato da 15ª Região nos atos.

Os atos seguem a convocação da Fenajufe, do Fonasefe e do Fonacate, que aprovaram um calendário conjunto de lutas, centrado em pauta unitária, o “Reposição emergencial para todos e todas – 19,99% já!”.

O Fonasefe irá avaliar a realização de plenária de mobilização, ao final da Jornada de Lutas (nos dias 23 ou 24/02) ou no dia previsto para deflagração da greve do funcionalismo, dia 9 de março. “A reposição salarial é questão de justiça. É importante destacar que quando falamos de Judiciário, não estamos falando somente de juízes, mas de toda uma equipe de servidores com diversos graus de escolaridade que trabalham para garantir a prestação jurisdicional. Toda categoria de trabalhadores possui data base ou revisão anual, que é respeitada. A dos servidores federais, apesar de estar garantida na Constituição Federal em seu artigo 37, nunca é observada. Devemos lembrar que estamos falando de trabalhadores e trabalhadoras que não são em nada diferentes dos demais… que trabalharam na linha de frente no combate à covid, que foram contaminados e que inclusive também morreram. Não há o que se falar em falta de dinheiro, num orçamento que garante quase R$ 5 bilhões de fundo eleitoral e mais de R$ 16 bilhões para emendas ao relator”, afirmou a diretora do Sisejufe-RJ, Soraia Marca, ao jornal carioca.

Com informações do Jornal O Dia

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!