Coletiva de Imprensa reafirma intenção de Greve Geral dos servidores a partir de 9 de março

O Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promoveu, na tarde desta quarta-feira (02), uma coletiva de imprensa. O evento aconteceu de forma híbrida no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep/DF) como parte das atividades de mobilização marcadas para este 2 de fevereiro pela recomposição salarial.

Na oportunidade, as entidades integrantes do Fonasefe reafirmaram o calendário de mobilizações aprovado pela Plenária Nacional ocorrida em 27 de janeiro, bem como a intenção da greve geral da categoria a partir de 9 de março.

A integrante da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) esteve na coletiva por vídeo e enalteceu a importância dos servidores estarem unidos na luta pela recomposição salarial. A deputada também lembrou a vitória obtida em 2021 quanto à Reforma Administrativa (PEC 32), sem previsão de votação na Câmara dos Deputados.

Alice Portugal lembrou, no entanto, que essa pauta não está enterrada em definitivo. De acordo com ela, apesar do ano eleitoral e da dificuldade de análise pelo Congresso, é preciso que os servidores públicos de todo o país permaneçam mobilizados contra as matérias que atacam a Administração Pública.

Os servidores buscam uma recomposição imediata de 19,99%, índice referente às perdas acumuladas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2021.

Durante a coletiva, o coordenador da Fenajufe Thiago Duarte chamou a atenção para o fato que se o índice pleiteado não impede a luta pelas perdas históricas acumuladas pela categoria.

Os representantes do Fórum explicaram que o objetivo das mobilizações é a isonomia de tratamento entre todas as carreiras do setor público, em referência à sanção do Orçamento 2022 que manteve o reajuste salarial para segmentos da carreira como policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes de segurança do Departamento Penitenciário Nacional.

Ao final, as entidades integrantes do Fonasefe reforçaram que os desafios dos servidores não se restringem à recomposição salarial e conclamaram a categoria a se unirem na luta!

O Sindiquinze acompanhou a coletiva de imprensa representado pela jornalista Caroline Colombo e pelo assessor parlamentar Alexandre Marques.

Ação conjunta marca mobilização do Sindiquinze neste 2 de fevereiro

O Sindiquinze marcou sua participação nas mobilizações desta quarta-feira em uma projeção conjunta com o Sisejufe/RJ na Biblioteca Nacional, em Brasília. Confira o vídeo da projeção:

Além disso, o sindicato também esteve no ato simbólico ocorrido pela manhã com uma caminhada entre o Espaço do Servidor até a Praça dos Três Poderes de onde os participantes soltaram balões com uma faixa que pedia “negociação já!”

Por Caroline P. Colombo/ Foto: Joana D’Arc Melo – Fenajufe