CSJT autoriza Tribunais do Trabalho a realizarem concursos públicos em 2022

Dados do Conselho Superior apontam que o TRT da 15ª Região tem o maior déficit de servidores entre os Regionais do país.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) autorizou, na última sexta-feira (22), a realização de concursos públicos para o quadro de servidoras e servidores nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) este ano.

Os tribunais que necessitarem de mais recursos orçamentários para realizarem as seleções públicas devem, em até 20 dias, fazer a solicitação diretamente ao CSJT com as devidas justificativas.

TRT-15 tem o maior déficit de servidores entre os Regionais

Dados do CSJT mostram que o TRT da 15ª Região é o tribunal com maior déficit de servidores entre os Regionais de todo o país.

As informações constam do Processo nº CSJT-PP-3651-78.2021.5.90.0000, referente ao pedido de providências, redistribuição sem reciprocidade de cargos no âmbito da Justiça do Trabalho, ajustamento do quadro de pessoal e da força de trabalho entre as unidades do Judiciário Trabalhista, entre outros.

Segundo a Resolução 296/2021, o saldo ideal para a 15ª Região seria 4.413 servidores contra os atuais 3.356, o que demonstra uma carência de 1057 integrantes do quadro.

O Sindiquinze tem efetivado a atuação junto à Administração do TRT para fazer com que mais servidores integrem a composição do Tribunal. “O CSJT quer cumprir a resolução no tocante a Varas com processo abaixo da média, mas esquece da falta de servidores, e também que a média do TRT 15 é a maior entre todos os regionais. Vamos trabalhar para que a 15ª Região amenize a sobrecarga de trabalho dos atuais servidores”, finaliza o presidente Ivan Bagini.

Vale lembrar que o Tribunal possui um concurso em vigência, homologado em abril de 2021, com vigência prorrogada por quatro anos.

Por Caroline P. Colombo com informações e foto do CSJT