Conheça a APODET de Tatuí, entidade que busca o empoderamento das pessoas com deficiência

A Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí (Apodet), entidade filantrópica que tem como vice-presidente a associada Mércia Santos, técnica judiciária da Vara do Trabalho de Tietê, realiza um importante trabalho para incluir, dar voz e proporcionar mais oportunidades de vida e relações para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

Atualmente, a entidade atende cerca de 50 pessoas com deficiência e suas famílias com informática inclusiva (para deficientes visuais), biblioteca em braille, aulas de dança, massoterapia, psicologia, psicanálise, inclusão aos esportes e grupo de prevenção ao suicídio.

A gestão é feita quase que totalmente por PCDs. A presidente é Francelina Martins, deficiente visual, e a vice é Mércia, que é psicóloga e nasceu com uma síndrome rara que causa baixa visão, perda severa de audição e má formação nos pés e nas mãos. O coordenador da Apodet, Vade Manoel Ferreira, é bi-amputado membro superior (no braço direito acima do cotovelo e braço esquerdo abaixo do cotovelo). Ele trabalhava como pintor de paredes e, há 6 anos, quando pintava um sobrado, tomou um choque de 13.800 volts e ficou gravemente ferido.

Com 25 anos completados em janeiro, a Apodet é mantida apenas com doações de pessoas físicas e jurídicas, pelo bazar permanente, ação entre amigos e eventos de arrecadação. Para receber recursos públicos é preciso que a entidade seja cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o que ainda não é o caso da Apodet. “Nosso trabalho se mantém com pessoas maravilhosas que são os voluntários e com as doações que conseguimos. O terceiro setor só consegue fazer um trabalho social de impacto com a ajuda da sociedade”, explica Mércia, na diretoria da entidade desde 2019.

Para Vade, o principal objetivo da Apodet é valorizar o ser humano com deficiência, para que ele possa voltar ao mercado de trabalho para ter uma melhor qualidade de vida. “É fazermos mais do que pensamos e muito mais do que o mundo quer que a gente seja. Porque a maioria das pessoas nos olha e não acredita no nosso potencial, que somos capazes de alcançar tudo o que a gente quer. Os trabalhos de inclusão que desenvolvemos, braile, libras, psicanálise, tudo é para levar as pessoas a acreditarem mais em si e para que elas ocupem os espaços na sociedade. Buscamos o empoderamento das pessoas com deficiência”, afirma o coordenador, que conta com orgulho que dirige o próprio carro e cursa faculdade de Marketing.

Mércia, Francelina e Vade, voluntários que fazem a diferença na Apodet

O Núcleo de Solidariedade do Sindiquinze estuda maneiras de colaborar com a entidade. Além de doações via Pix (veja abaixo), você também pode ser um associado contribuinte da Apodet, doando mensalmente a partir de R$ 20,00.

COLABORE COM A APODET!

Endereço: R. Cel. Aureliano de Camargo, 704 – Centro, Tatuí-SP
Telefones: (15) 3305-2461, 98171-4395 e 99160-4495
Facebook: https://www.facebook.com/apodettatui
Conta bancária: Banco do Brasil Agência 511-8 Conta-Corrente 6533-1
PIX da APODET
CNPJ 01.682.303/0001-02

Por Antonio Pecht Jr.

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!