Após reunião com a Fenajufe, deputado protocola emenda para permitir reajuste do auxílio-alimentação na LDO 2023

Após reunião com coordenadores da Fenajufe, o líder da minoria na Câmara, deputado o deputado Alencar Santana (PT-SP) protocolou nesta quarta-feira, dia 22, uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 para suprimir o art. 126 que veda o reajuste do auxílio-alimentação ou refeição.

Na justificativa da emenda o deputado apontou que os “servidores públicos federais têm acumulado perdas salariais consideráveis nos últimos cinco anos, penalizados com uma profunda política de austeridade fiscal, a grande maioria das categorias não tem seus vencimentos sequer reajustados pela crescente inflação do período”.

“Desse modo, a vedação referente ao art. 126 é totalmente irreal e injusta, perante a todo zelo e compromisso dos agentes públicos para com o Estado brasileiro”.

A Fenajufe e os sindicatos de base seguem na mobilização pela reposição salarial em 30,66%. O momento agora é de pressão para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, encaminhe com urgência o projeto de recomposição salarial do PJU ainda este ano.

Por Antonio Pecht Jr, com informações da Fenajufe

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!