Eleições 2022: Sindiquinze lança Plataforma Política no dia 27 de setembro

O Sindiquinze lança no próximo dia 27 de setembro, às 19h, a Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro, feita em parceria por três federações, Fenajufe, Fenajud e Fenamp. O evento será realizado no formato híbrido, presencialmente no auditório do Sindiquinze, em Campinas, e transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do sindicato.

A plataforma, que pode ser conferida AQUI, elenca diversas orientações políticas para as eleições deste ano e apenas serão convidados para o evento candidatos e candidatas comprometidos com a ampliação dos direitos sociais, com uma política econômica que promova crescimento com distribuição de renda, valorização do trabalho, respeito ao meio ambiente e aos valores democráticos. Outro ponto importante é estar comprometido com a agenda em defesa do serviço público e dos direitos dos servidores e servidoras.

Vão participar do evento representantes das três federações organizadoras do documento, do Sindiquinze e também será feita a apresentação e concedida a palavra aos candidatos e candidatas presentes no auditório ou que estiverem participando virtualmente.

Inscrições

Para participar do lançamento os associados precisam confirmar a presença pelo e-mail sindiquinze@sindiquinze.org.br, informando se a participação será presencial ou virtual, via Zoom Meeting, até às 18h do dia do evento. O candidato ou candidata participante irá assinar um manifesto comprometendo-se com o conteúdo integral da plataforma. Caso você, servidor ou servidora, conheça algum candidato interessado em assinar, envie o nome ao efetuar sua inscrição.

Na plataforma, as entidades apresentam reflexões sobre o processo eleitoral, apresentando as diretrizes que deverão ser observadas por cada uma das servidoras e dos servidores dos segmentos que compõem o Poder Judiciário, com o intuito de que escolham candidatas e candidatos comprometidos com a pauta do serviço público nacional, que tenham o compromisso com um modelo de Estado que seja inclusivo, que respeite o trabalho, o serviço público, as mulheres, os negros e as negras, o meio-ambiente, as conquistas trabalhistas e direitos sociais.

Para a Diretora de Assessoria Jurídica do Sindiquinze e Coordenadora-Geral da Fenajufe, Sandra Cristina Dias, esta plataforma política, que representa um marco histórico entre as três federações das trabalhadoras e dos trabalhadores do Sistema Nacional de Justiça, “contém pautas e demandas que vão para além dos interesses de nossa categoria, ao contemplar questões sensíveis para toda a sociedade, com pleitos de extrema relevância para a construção de um país justo, livre e solidário, voltadas à valorização dos serviços públicos, à garantia do direito à moradia, a condições dignas de trabalho, dentre tantos outros direitos previstos em nossa Constituição Federal”.

De acordo com a dirigente, “cabe às entidades sindicais aqui representadas apresentarem esta plataforma política às candidatas e candidatos que concorrem aos cargos do executivo e legislativo nossos pleitos para que assumam o compromisso de preservar e ampliar a participação popular no processo democrático e de representar a classe trabalhadora e, em especial, as trabalhadoras e os trabalhadores do Sistema Nacional de Justiça”.

Por Antonio Pecht. Jr.