Diretora do Sindiquinze debate extinção das Varas do Trabalho em programa da Assembleia Legislativa de Sergipe

A diretora de Assessoria Jurídica do Sindiquinze e coordenadora-geral da Fenajufe Sandra Cristina Dias participou, nesta quarta-feira (28), do programa Congresso em Pauta da TV Alese para falar sobre a extinção das Varas do Trabalho.

Além da dirigente, também estiveram no programa da Assembleia Legislativa de Sergipe o coordenador de apoio à execução do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE), Carlos João de Góes e a juíza Patrícia Sant’Anna, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

No debate, Sandra Dias destacou a preocupação da Fenajufe em garantir o acesso à Justiça em comunidades mais longínquas, periféricas, que têm dificuldades de acesso aos programas digitais. Além disso, de acordo com ela, a resolução 296/2021 do CSJT atinge os servidores da JT com a perda dos postos de trabalho.

Vale lembrar que o Sindiquinze foi o pioneiro nas discussões contra o fechamento das Varas do Trabalho. Em 21 de junho, o sindicato, em parceria com a deputada estadual Professora Bebel, promoveu Audiência Pública na sede da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para tratar sobre o tema. Na oportunidade, representantes sindicais, da magistratura, OAB e parlamentares reafirmaram a contrariedade e os prejuízos trazidos pela Resolução nº 296. Relembre AQUI

A partir da articulação do Sindiquinze, através do deputado federal Paulo Teixeira (PT/SP), a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados também promoveu audiência sobre o assunto.

O artigo 27 da Resolução 296/2021, que prevê o fechamento e transferência das VTs, segue suspenso até 30 de junho de 2023.

Assista AQUI o programa Congresso em Pauta da Alese com a diretora do Sindiquinze

Por Caroline P. Colombo com informações da Fenajufe