Coordenadores do NAI/Sindiquinze participam de curso no TRT-15 com o ministro Cláudio Brandão e o primeiro magistrado cego do Brasil

A coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Sindiquinze Mercia das Virgens Santos participou, nesta segunda-feira (03), do curso “Despertando sentidos: das cotas à ONU”, realizado pela Escola Judicial do TRT-15.

O evento contou com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Claudio Brandão, que ministrou sobre a inclusão no mercado de trabalho. Além disso, os participantes puderam acompanhar relatos de funcionários de um estabelecimento comercial de Indaiatuba que emprega diversas pessoas com deficiência e possui uma experiência exitosa na inclusão dos trabalhadores.

Além disso, o evento presencial teve a participação do primeiro magistrado cego do Brasil, Desembargador Ricardo Tadeu da Fonseca (TRT/PR), integrante do grupo que redigiu o texto da Convenção Internacional sobre o Direito da Pessoa com Deficiência da Organização das Nações Unidas (ONU) e autor de livros que abordam os direitos da inclusão de pessoas deficientes no mercado de trabalho.

Os participantes também fizeram parte de uma atividade presencial denominada Café Sensorial, onde foi possível despertar os sentidos dos presentes.

Para Mercia, a atividade do TRT-15 foi uma iniciativa bastante positiva, pois a inclusão das pessoas com deficiência é um tema relevante que tem ganhado destaque nos debates. “É bom a Escola tomar a iniciativa de falar sobre isso. São cerca de 90 servidores com deficiência no TRT e sabemos que são muitos itens que o Tribunal precisa se voltar para realmente fazer a inclusão. Esses eventos são muito importantes para despertar a atenção do TRT para os servidores e jurisdicionados com deficiência”, avalia.

Além da coordenadora Mercia das Virgens Santos, o conselheiro fiscal e também coordenador do NAI do Sindiquinze Thiago Martins dos Reis também esteve no evento do Tribunal na manhã desta segunda-feira.

Por Caroline P. Colombo

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

1574total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + catorze =