Sindiquinze comparece na primeira reunião do Conselho Deliberativo das Entidades da Fenajufe e integra comemorações dos 30 anos da Federação Nacional

As diretoras do Sindiquinze Maria Sônia Faria e Sandra Cristina Dias, coordenadora-geral da Fenajufe, estiveram, na última sexta-feira (09), na primeira reunião do Conselho Deliberativo das Entidades (CDE), ocorrida na sede da Fenajufe em Brasília.

O evento formalizou a criação e apresentou os integrantes eleitos que irão representar seus sindicatos. O Sindiquinze faz parte do CDE por meio da diretora Maria Sônia (titular) e do diretor Joaquim Castrillon, que ficará como suplente do sindicato no Conselho.

Segundo a Federação, a próxima reunião foi marcada para o mês de março de 2023, quando o Conselho iniciará, de fato, sua atuação. Na ocasião, será discutido a elaboração do Regimento Interno para os trabalhos do grupo.

Na avaliação geral dos participantes, o CDE é um espaço democrático e que será uma ferramenta de unidade entre Federação e sindicatos. A manifestação massiva é que o Conselho representa um marco na história da Federação.

A nova instância deliberativa é imediatamente superior à Diretoria Executiva com direito à voz e voto no processo de discussão e condução da política da Fenajufe. Sua criação decorreu de proposta de alteração estatutária aprovada no XI Congrejufe, em abril deste ano na cidade de Alexânia/GO.

Celebração dos 30 anos da Fenajufe

Antes do momento histórico de inauguração do Conselho Deliberativo, a Fenajufe realizou, na quinta-feira (08), uma solenidade em comemoração aos 30 anos da Federação Nacional. Entre os convidados, estiveram a desembargadora Carmen Gonzalez, que integra a equipe de juízes auxiliares da presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); da deputada federal Erika Kokay (PT/DF); Laércio Bernardes e Wesley Resende, da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP – AGEMPU; Renato Cantoni, diretor executivo do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU; Elcimara Augusto, da CSP-Conlutas e ex-diretora da Fenajufe; e da advogada Larissa Awwad e do advogado João Marcelo Arantes, da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) da Federação.

Nas falas dos convidados, da mesma forma, a parabenização pela atuação vitoriosa da Federação nestes 30 anos representando e unificando a luta das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União e Ministério Público da União.

O presidente Ivan Bagini é um dos coordenadores da Fenajufe e prestigiou a festividade na quinta-feira. O assessor parlamentar Alexandre Marques também acompanhou as atividades da Federação durante todo o final de semana.