Participe da arrecadação para a cozinha solidária do Jd. São Marcos em 2023

Um projeto muito importante, que chamou a atenção até do Papa Francisco, precisa ser mantido e sua ajuda é essencial. Por isso, o Núcleo de Solidariedade do Sindiquinze lançou uma nova campanha de arrecadação para a cozinha solidária do Jd. São Marcos, em Campinas, que desde 2021 distribui comida de qualidade para moradores carentes. Em 2022, foram cerca de 400 refeições servidas diariamente, sempre no almoço, de segunda à sexta-feira.

Agora em 2023 o projeto está passando por dificuldades de financiamento e precisa da sua ajuda para continuar combatendo à fome. Para acessar a vakinha, clique AQUI ou doe via PIX (chave e-mail) 3426271@vakinha.com.br.

A cozinha solidária tem atendido pessoas em situação de vulnerabilidade em vários bairros da região dos Amarais, em Campinas. As refeições são pensadas de forma a aproveitar melhor os alimentos e atender um maior número de pessoas, com comida mais nutritiva e balanceada. Cada morador traz seu recipiente, para economizar e evitar a produção de lixo.

O projeto é organizado pela Paróquia São Marcos, o Evangelista, e conta com o apoio de entidades como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Núcleo da Economia de Francisco e Clara da Arquidiocese de Campinas, CUT, Comissão Pastoral Operária, Adunicamp, Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SINTPq), Sindipetro e Frente pela Vida em Defesa do SUS.

De acordo com Márcia Molina, coordenadora do Núcleo Francisco e Clara, só em Campinas estima-se que 90 mil pessoas atualmente passam fome. “Até que as políticas públicas que estão sendo reestabelecidas se concretizem ainda vai um tempo longo. Neste ano, vamos ter que trabalhar muito em prol de combater a fome nas bases, com ações solidárias como esta da cozinha solidária”, explica ela.

Além desta iniciativa, quem se dispuser, pode também contribuir com o bazar solidário, doando roupas, sapatos, móveis, e também como voluntário, seja na cozinha ou no bazar. “Precisamos de ajuda, temos oficinas de artesanato, hortas comunitárias e de culinária, para que os atendidos possam ter autonomia na geração de renda. Os voluntários podem auxiliar no preparo e distribuição de refeições, no caso da cozinha, ou na coleta e organização de doações para o bazar”, explica Márcia.

Mensagem do Papa

Em junho do ano passado, quando completou um ano, a cozinha solidária do Jd. São Marcos recebeu um presente inesperado e festejado por todos os envolvidos na ação social: o Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo ao padre Antonio Rodrigues Alves, pároco da igreja São Marcos Evangelista, saudando o trabalho da Cozinha Solidária.

“…Sigam adiante, sigam trabalhando, cuidando sobretudo dos mais desprotegidos, dos mais deixados de lado. Por isso, rezo por vocês e peço, por favor, que rezem por mim. Que Deus os abençoe e a Virgem os proteja”, disse o Papa na mensagem de vídeo.

Caso queira contribuir voluntariamente, envie um e-mail para imprensa@sindiquinze.org.br.

Quer saber mais e apoiar nossa vakinha? Clique AQUI.

Quer doar diretamente via PIX, a chave é 3426271@vakinha.com.br (e-mail).

Por Antonio Pecht Jr.