Sindiquinze participa da reunião de retomada dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público

O assessor parlamentar do Sindiquinze Alexandre Marques participou, na tarde desta segunda-feira (27), da reunião de retomada do calendário de atividades da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

O retorno dos debates semanais teve como pauta principal a manutenção e o fortalecimento da organização instalada no ano de 2007 em defesa do funcionalismo.

Neste primeiro encontro de 2023, a assessora política da Frente Parlamentar, Patrícia Coimbra, expôs a necessidade de reinstalação, organização e funcionamento da FPMSP para este ano, ao mesmo tempo em que apresentou as dificuldades em continuar com o trabalho de luta na defesa dos serviços e servidores públicos sem o apoio financeiro das entidades.

Outro ponto colocado pela assessora foi a possibilidade de junção à outra Frente (Servir- Brasil), criada em 2019 com o mesmo nome e proposta, ao que os participantes foram decididamente contrários.

O coordenador da Fenajufe Thiago Duarte ressaltou a importância da manutenção do fórum como “espaço catalisador de debates das categorias do funcionalismo” e lembrou que a atuação conjunta construída com a Frente e entidades do serviço público foi determinante para barrar a tramitação da reforma Administrativa (PEC-32/20) em 2022.

Para reinstalar a Frente é preciso coletar novas assinaturas com apoio de parlamentares, sendo 171 da Câmara dos Deputados e 27 no Senado Federal em um total de 198 nomes. Nesse sentido, é importante as entidades buscarem apoio dos parlamentares nos estados.

Além disso, o apoio financeiro é fundamental para a continuidade dos trabalhos de atuação da Frente. Foi reforçada a importância de as entidades firmarem compromisso e contribuírem para a retomada das lutas em 2023.

Encaminhamentos

As entidades presentes foram unânimes pela opção de manter o apoio necessário para que a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público possa continuar a atuação e o fortalecimento da unidade entre as categorias visando a defesa dos direitos das servidoras e servidores públicos.

Uma planilha com orçamentos dos gastos financeiros anuais para manter a Frente Parlamentar do Serviço Público será apresentada no próximo encontro.

Com a retomada dos debates, nova reunião ficou agendada para a próxima segunda-feira (02 de abril).

Por Caroline P. Colombo com informações da Fenajufe