Representante do Sindiquinze participa de Encontro do CNJ sobre prevenção e enfrentamento do assédio no Judiciário

postado em: NOTÍCIAS | 0

A representante do Sindiquinze e integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TRT-15, Andrea Azevedo, participou, no dia 28 de junho, do I Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário. O evento foi realizado no Conselho Nacional de Justiça e abordou temas que envolvem a Resolução nº 351/2020 do CNJ, que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.

Somente em 2021, mais de 50 mil casos de assédio moral e mais de 3 mil casos de assédio sexual foram ajuizados na Justiça do Trabalho por servidores, trabalhadores terceirizados ou estagiários.

Representando a Corregedoria Nacional de Justiça, a juíza auxiliar Roberta Ferme Sivolella trouxe os dados relativos aos casos de assédio e ponderou que essas informações foram por muito tempo invisíveis “escamoteados por adoecimentos e sintomas não tão facilmente detectáveis, ou seja, esses números também revelam uma política extremamente importante que o CNJ vem trazendo para o enfrentamento do assédio e da discriminação”, afirmou.

Comunicação não violenta

A diretora da Escola de Mediação do Rio de Janeiro (TJRJ), Daniela Muniz Bezerra de Melo, defendeu a importância da comunicação não violenta para o aprimoramento da comunicação entre as pessoas. E afirmou que a assertividade precisa ser ensinada nos locais de trabalho, uma vez que a sociedade brasileira traz preconceitos arraigados muito fortes, como gordofobia, racismo, machismo e etarismo.

“Temos de fazer uma mudança educacional. Muitas vezes o algoz é abusivo sem perceber. Se não educarmos os algozes, as vítimas só vão mudar de nome e de local de trabalho. Temos de reconhecer essas posturas e para isso é preciso conversar dentro dos diversos setores institucionais. (…) Pensamentos e sentimentos não podemos mudar, mas podemos tratar as atitudes e as palavras. Ofensas reiteradas viram assédio”, afirmou.

A desembargadora Daisy Maria de Andrade Costa Pereira (TJPE), que presidiu as mesas de debate, lembrou que o tratamento a quem perpetra o assédio e a discriminação já vem sendo empregado no enfrentamento à violência doméstica contra a mulher com bastante êxito. “É muito comum encontrarmos homens reprodutores de violência em várias relações, com diversas medidas protetivas relativas a outras mulheres. Trabalhar esses autores de violência contribui para eliminarmos a repetição dessa conduta. Temos tido índices muito bons de recuperação”, afirmou.

O psicólogo Leandro Aparecido Fonseca Missiatto, analista processual do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), fez um tocante relato de sua vivência, atingida por falas preconceituosas ao longo de sua vida. “Senti meu corpo sendo curvado várias vezes pelo peso da violência. Sou negro, gay, amazônida e autista. Esses poderiam ser apenas marcadores identitários pertinentes ao autoconhecimento, mas a história a qual pertenço, a qual todos pertencemos, fez de mim corpo disponibilizado à opressão. A colonização nos tirou algo que nós estamos reivindicando: a compassividade e a capacidade de ver o outro como semelhante”, afirmou.

Para Andrea Azevedo, o evento foi uma importante oportunidade para a troca de experiências com os participantes dos diversos tribunais de todo o país. “Além de ser a representante do Sindiquinze no evento, também foi uma chance de que os servidores estivessem no Encontro e recebessem todas as informações obtidas pelos temas que foram abordados”, avalia.

De acordo com ela, o Encontro de Comissões ou Subcomitês de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação no Poder Judiciário será anual como maneira de manter o trabalho pela prevenção do assédio no Judiciário.

Por Caroline P. Colombo com informações do CNJ

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

666total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 2 =