O Sindiquinze retransmite, a partir das 19:30h desta quarta-feira (26), a mesa virtual promovida pelo Sisejufe/RJ sobre a Economia Solidária, Afroempreendedorismo e Economia Circular como alternativas para a superação da desigualdade econômica e racial.
A Economia Solidária promove a cooperação e inclusão social, permitindo a valorização do trabalho coletivo. O Afroempreendedorismo, por sua vez, empodera comunidades negras ao estimular a autossuficiência econômica e valorizar a cultura negra. Já a Economia Circular busca eliminar o desperdício e criar um sistema mais sustentável. A convergência dessas abordagens inspira um futuro mais justo, onde a equidade é uma realidade alcançável para todos. São esses os temas que vamos refletir, trocar experiências e buscar caminhos e alternativas para superação da desigualdade econômica e racial.
Os convidados para a mesa virtual são: a idealizadora da Feira “É de brechó” e produtora da Festa Melanin, Vitoria Rosa; a coordenadora da Sede dos Conselhos Vinculados à Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói, Jaçanã Lima Bouças; o consultor de Ações Afirmativas e CEO Fundador da Iniciativa Preta, Tiago Alves Pereira; e o agente de Desenvolvimento do Programa Moeda Social Arariboia, Danillo Bueno (confira abaixo mais informações sobre os participantes).
O debate será pela plataforma Zoom com retransmissão na página do Sindiquinze no Facebook. Venha contribuir com suas ideias. O Sisejufe e o Sindiquinze te esperam!
Mais informações sobre os convidados:
VITORIA ROSA é estudante de Engenharia Mecânica, coordenadora estadual do Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER, membro e produtora da Escola Nacional de Formação Lelia González (Edições 2020 e 2021), uma das idealizadoras da Feira “É de brechó” a 1ª Feira de Brechós de Paracambi e produtora da Festa Melanin.
TIAGO ALVES PEREIRA é comunicólogo, professor e pesquisador. Consultor de Ações Afirmativas. CEO Fundador da Iniciativa Preta.
DANILLO BUENO é graduando em Ciências Econômicas na UFF, Coordenador Nacional do Coletivo Desajuste e Agente de Desenvolvimento do Programa Moeda Social Arariboia.
JAÇANÃ LIMA BOUÇAS é ativista do Movimento Negro Unificado, Fórum de Mulheres Negras estadual e municipal de Niterói, pertencente ao Coletivo Pretas Baobab, Conselheira da COMPIR Niterói. Membro do Comitê Técnico da Saúde da População Negra – Niterói. Atualmente é coordenadora da Sede dos Conselhos Vinculados a Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói.
É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz – PPGICS/ICICT; graduada em Licenciatura e Bacharelado em Química; Extensão em Território e Desenvolvimento: Da Economia Solidária à Políticas Públicas e Sociais – PROEXT/PPESCE – UFRRJ, pela Escola de Extensão – UFRRJ; Extensão: Cidades e Autogestão – 2021 – Universidade Aberta à Economia Solidária – UAES e Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; possui formação complementar em Proteção Social Especial – PSE e Proteção Social
Por Caroline P. Colombo com informações do Sisejufe/RJ
Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!
541total visits,1visits today
Deixe um comentário