Contra a PEC 32: Sindiquinze acompanha 22ª reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público na Câmara dos Deputados

O Sindiquinze, através da diretora Sandra Dias, também coordenadora-geral da Fenajufe, acompanhou, na última terça-feira (03), a 22ª reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, ocorrida na Câmara dos Deputados.

Como pauta central, o manifesto contra a votação da reforma administrativa (PEC 32) e o balanço das atividades do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, que contou com atos públicos, manifestações e paralisações, em vários estados do Brasil.

A reunião foi coordenada pela deputada federal Alice Portugal (PcdoB/BA) e contou com a participação de entidades sindicais de vários segmentos do serviço público.

Ainda durante a reunião, foi discutida uma notícia publicada pela imprensa nos últimos dias, sobre alterações na forma de ingresso no serviço público.

A deputada Alice Portugal falou sobre a repercussão das informações reforçando que qualquer tipo de mudança que impacta os servidores e, consequentemente a população, deve ser amplamente debatida.

A Secretaria Extraordinária de Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou nota de esclarecimento desmentindo a informação. De acordo com trecho do texto, “não há proposta de “regra de transição” de carreiras atuais. Também não há projeto de contratação de funcionários celetistas para a administração direta.”

Manifesto contra a reforma administrativa

Os participantes também reforçaram a importância de as entidades divulgarem massivamente a petição “Manifesto contra a votação da PEC 32/2020 e em defesa dos serviços públicos e da população” criada pela Frente no dia 15 de setembro. O texto é também um manifesto contra a reforma administrativa, a tentativa de destruição dos serviços públicos e os inúmeros prejuízos que esta reforma pode causar aos servidores e à sociedade.

Por Caroline P. Colombo com a Fenajufe