Presidente Ivan Bagini faz balanço do atual mandato que termina nesta quinta-feira

Hoje finda-se o nosso mandato que se iniciou em 01 de dezembro de 2019.  Um mandato marcado por uma pandemia que vem revolucionando toda a estrutura do serviço público no país, ensejando projetos de lei apresentados no Congresso Nacional por parlamentares defensores do Estado Mínimo que apostavam na impossibilidade da mobilização da categoria para enfrentar todo esse processo intentado contra os servidores e o arcabouço social e legal já alcançados.

Todavia, apesar de todas as dificuldades, conseguimos superar a distância social imposta pelo isolamento e encontrar outras ferramentas que nos permitissem manter a comunicação com nossos associados, como as assembleias virtuais que se consolidaram em todo o país como uma forma legítima de garantir a representatividade das categorias.

Foi em razão delas que houve uma maior integração dos servidores da base ao nosso sindicato, na medida em que foram vencidas barreiras geográficas que sempre dificultaram a participação dos servidores da 15ª Região. As assembleias híbridas surgiram como forma de contornar as dificuldades de comunicação, e que, dada a facilitação que trouxe para a interação entre a categoria, proporcionaram uma participação inédita dos associados, aumentando a representatividade em importantes decisões que norteiam o posicionamento da categoria. Uma conquista de todos que jamais deve ser objeto de retrocesso!

Nutrindo-se da força da mobilização da nossa base, o Sindiquinze permaneceu ativo e combativo neste período, derrotando o dispositivo da Resolução 296 do CSJT que extinguia inúmeras Varas do Trabalho em todo o Brasil e, especificamente, 10 Varas do Trabalho no âmbito da 15ª Região; barramos, em atuação conjunta com as demais entidades sindicais da nossa Federação, a tramitação da famigerada PEC 32, maior ameaça já intentada de destruição do serviço público como o conhecemos pós Constituição Federal de 1988.

A continuidade dos trabalhos garantiu nossa representatividade junto à Fenajufe, com a eleição de nossa diretora jurídica, Sandra Dias, como coordenadora-geral da Federação Nacional, que permanece à frente da entidade até 2025.

Houve, ainda, a criação de novos núcleos setoriais, como os de Tecnologia da Informação, Acessibilidade e Inclusão e de Solidariedade.  Nesse período, o Núcleo dos Técnicos intensificou sua atuação e avançou a histórica conquista do NS, hoje uma realidade concreta. O NAPS, Núcleo dos Aposentados e Pensionistas, se manteve forte e com a adesão cada vez maior de colegas engajados em nossa atuação.

Foram, de fato, inúmeros desafios. Mas para cada um deles obtivemos importantes conquistas e, mais do que isso, um novo formato de sindicato, mais inclusivo, solidário, comprometido com nossa atuação sindical no cenário local e nacional.

Infelizmente, toda essa luta não foi suficiente para que o nosso projeto político fosse referendado nas urnas, ainda que reconhecido por quase metade dos servidores da base. Nesse sentido, quero agradecer enfaticamente os 919 colegas (votos contabilizados) que acreditaram em nosso projeto de luta, pelo qual continuaremos a lutar em nossa atuação enquanto base.

Também agradeço imensamente à essa equipe maravilhosa que compõe o quadro de funcionários do Sindiquinze, sem a qual nada disso teria acontecido.

Meu muito obrigado a todas e todos.

Ivan Bagini

1. Rita Jorge

Parabéns ao Ivan e seus Diretores parceiros. Gratidão pela aproximação entre o sindicato e sua base.

À nova gestão desejo sucesso e espero que dê continuidade ao processo híbrido de interação, seja em reuniões ou assembléias, a fim de garantir a democracia e transparência de ações com os servidores da base. Pois, o sindicato somos todos nós.