Núcleo de Solidariedade do Sindiquinze realiza primeira reunião de 2024 e elege nova coordenação

postado em: NOTÍCIAS, SOLIDARIEDADE | 0

O Núcleo de Solidariedade do Sindiquinze realizou, na noite desta terça-feira (02), a primeira reunião deste ano de 2024 com a nova gestão do sindicato.

A pauta principal foi a indicação da próxima coordenação do Núcleo para o prosseguimento das ações desempenhadas pelo grupo.

No início, a coordenadora Daniela Vilas Boas Westfahl apresentou um breve histórico da criação do Núcleo de Solidariedade no Sindiquinze, bem como das atividades promovidas até o final de 2023 com várias campanhas de doações de agasalhos e alimentos para diversas instituições de Campinas e toda a 15ª Região.

Daniela ressaltou a campanha mais emblemática do Núcleo que foi a de cestas básicas para famílias e entidades. Iniciada durante a pandemia da Covid-19, a doação ocorria em dobro, sendo que a cada cesta básica doada pelo servidor, o Sindiquinze comprava mais uma para a doação.

Ao longo de três anos, doações foram direcionadas para Campinas, São José do Rio Preto, Indaiatuba, Limeira, Lins, Paulínia, Ubatuba, Ribeirão Preto, Mogi Mirim, Marília, Jaboticabal, São José dos Campos, São Paulo e Votuporanga, beneficiando instituições e movimentos ligados a igrejas católicas e evangélicas, a terreiros de umbanda, a auxílio a pessoas viciadas em drogas, assistência àquelas em situação de rua, apoio a imigrantes, LGBTs, ocupações dos sem-terra e indígenas, além da assistência a estudantes carentes e órfãos.

Outro projeto destacado pela coordenadora foi a campanha de arrecadação de alimentos para a cozinha solidária do Jardim São Marcos, em Campinas, que desde 2021 distribui regularmente comida para moradores carentes.

As ações do Agulhas Solidárias e a mobilização para outras ações de ajuda a quem precisa também foram destacadas por Daniela e a associada Ana Maria Bonardo.

Durante a reunião, o presidente Zé Aristéia informou que o trabalho desempenhado pelo Núcleo de Solidariedade segue mantido com o aparato do sindicato para que mais pessoas e instituições sejam beneficiadas.

O diretor Joaquim Castrillon relatou a experiência pessoal de, ao longo de sete anos, ter se mantido como acompanhante dos pais hospitalizados e destacou a importância de o Núcleo de Solidariedade pensar em alguma alternativa para a criação de métodos que contribuam para visitas regulares aos leitos hospitalares. “Ao longo de todo esse tempo eu vi pessoas que não recebiam nenhuma visita ou aquelas que necessitavam de apoio para os cuidadores também. Creio que podemos pensar em alguma ação concreta para amenizar essa situação”, disse.

Por fim, os cerca de 30 participantes elegeram a nova coordenação do Núcleo que passa a ser composta pela diretora Maria Martha Lima dos Santos e pelas associadas Daniela Vilas Boas Westfahl e Ana Maria Bonardo. A suplência é formada por Sandra Cristina Dias, Maria Tereza Castro e Evandra Cavalcante de Macedo.

Doações de meias para o Lar dos Velhinhos de Campinas

Uma das atividades ressaltadas pelo presidente do Sindiquinze durante a reunião desta terça-feira foi a entrega, ocorrida na segunda (1º), da doação de 100 pares de meias para o Lar dos Velhinhos de Campinas.

Zé Aristéia informou que o grupo esteve no local para a colaboração, que beneficiará os 92 idosos, entre homens e mulheres, que habitam o local atualmente.

Além de roupas e agasalhos, o Lar dos Velhinhos de Campinas necessita muito de ajuda com itens de cesta básica, principalmente leite. As interessadas também podem contribuir com a doação de medicamentos dentro do prazo de validade e fraldas G e XG. O Lar recebe, ainda, doações em dinheiro para a compra dos produtos e materiais para os velhinhos. Para saber como ajudar, envie uma mensagem no WhatsApp (19) 99668-4945 e contribua!

As integrantes do Projeto Agulhas Solidárias se reúnem semanalmente às terças-feiras na sede do Sindiquinze para a confecção de peças em crochê que são doadas a instituições como o Lar dos Velhinhos, ou vendidas em bazares. A renda adquirida com as vendas é revertida em linhas, agulhas e demais materiais que permitam a produção de mais produtos.