Sindiquinze prestigia cerimônia do TRT de assinatura ao pacto de enfrentamento da violência contra a mulher

postado em: MULHERES, NOTÍCIAS | 0

A diretora do Sindiquinze Liliam Maria de Camargo acompanhou, na manhã desta quarta-feira (03), a cerimônia promovida pelo TRT-15 de adesão ao Pacto Ninguém se Cala, de enfrentamento à violência contra a mulher.

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Presidência do Tribunal, em Campinas, onde o documento foi assinado conjuntamente pelo Regional, Unicamp, Unesp e os clubes de futebol da cidade.

Criado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Pacto tem o objetivo de incentivar a conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares.

De acordo com o MPSP, as legislações pertinentes buscam a prestação de proteção e auxílio a mulheres em situação de risco e/ou vítimas de assédio, abuso, violência e importunação. A partir da necessidade de potencializar o debate e o compromisso social para o enfrentamento de práticas arraigadas que envolvam a cultura do estupro e as formas de violência com ela relacionadas, o MPSP e o MPT criaram, em novembro de 2023, o Pacto Ninguém se Cala, “firmando compromissos com instituições para a divulgação e implementação de diversas medidas”.

Segundo a diretora Liliam Camargo, a violência contra a mulher sempre foi normalizada pela sociedade patriarcal, misógina e machista em que vivemos atualmente. “E, esse tipo de comportamento, combatido por grandes instituições como as citadas acima, faz com que, obrigatoriamente, toda a sociedade pare e reflita sobre o tema. É meu desejo nesse momento, que o nosso querido Sindiquinze também assine esse importante pacto”, finaliza.

Na foto, a dirigente do Sindiquinze está com a cofundadora e vice-presidente do Instituto Maria da Penha, professora Regina Célia Almeida.