Os delegados, observadores e ouvintes que participaram do 2º Congresso do Sindiquinze acompanharam, na tarde do sábado (03), a mesa sobre o Projeto Especializa & Equaliza do TRT-15.
Na oportunidade, o macrogestor do Fórum de Jundiaí, João Paulo Machado, e as macrogestoras do Fórum de Campinas, Janaína Camargo Fuzetti; de São José do Rio Preto, Regina Mari Enomoto Tabarini e do Fórum de Sorocaba, Renata Monteiro Gomes de Oliveira, apresentaram o projeto e esclareceram as dúvidas sobre a efetividade da proposta.
De acordo com os painelistas, o projeto instituído pela Corregedoria Regional da 15ª Região criou as Secretarias Conjuntas com o objetivo de garantir inovação na gestão administrativa e processual, equalização e fluidez da força de trabalho nas unidades de 1º Grau, otimização e uniformização dos procedimentos, entendimentos e normas, bem como, agilidade na tramitação processual das unidades que foram aglutinadas.
Além de uma nova maneira de gestão processual para o Judiciário, o Especializa & Equaliza tem como escopo a redução do impacto da falta de servidores e o aumento no número de ações trabalhistas distribuídas, e a efetiva e célere prestação jurisdicional.
Durante a mesa, os convidados repassaram as informações sobre o funcionamento das Secretarias Conjuntas, onde funcionam as assessorias e divisões especializadas conforme cada perfil. Entre as assessorias estão a de Conhecimento, de Divisões de Liquidação, de Execução – Garantia e Expropriação, bem como as divisões de Apoio aos Magistrados e de Atendimento e Administração.
Cada assessoria tramita todos os processos de competência de todas as VTs que compõem a Secretaria Conjunta, como um único acervo. “Com isso, a equalização das tramitações ocorre naturalmente, de forma que os acervos maiores sejam gradualmente reduzidos, até que todas cheguem a uma tramitação, de todos os processos, em prazos razoáveis”, afirmou o macrogestor João Paulo.
O painel ainda apresentou os dados obtidos em relação ao andamento do processo, além dos benefícios para o clima organizacional nas Varas. Segundo os macrogestores, a partir da implementação do Especializa & Equaliza, foi possível averiguar maior satisfação dos servidores em relação ao trabalho desempenhado.
Ao longo de quatro horas, os participantes esclareceram as dúvidas e apresentaram as ponderações em relação ao tema.
Na avaliação dos convidados, a proposta do Tribunal não corrige o problema da falta de servidores para o quadro, mas equilibra o trabalho desempenhado por todas e todos.
A apresentação exibida pelos macrogestores sobre o Especializa & Equaliza pode ser acessada AQUI.
Por Caroline P. Colombo
Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!
645total visits,3visits today
Deixe um comentário