Pesquisa realizada pela Unicamp em parceria com o Sindiquinze avalia o impacto do uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde do trabalhador

postado em: NOTÍCIAS | 0

Uma pesquisa de doutorado realizada pela Unicamp, em parceria com o Sindiquinze, pretende avaliar o impacto do uso das tecnologias de informação e de comunicação na saúde do trabalhador.

O uso de diversas tecnologias para a comunicação como e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas, videoconferência e a gestão de informações é parte integrada das atividades em qualquer ramo e permitem uma maior flexibilidade e autonomia na organização do tempo de trabalho. No entanto estudos mostram que esse uso pode trazer impactos negativos para a vida pessoal e a saúde das trabalhadoras e trabalhadores.

O “tecnoestresse” foi tema de um debate realizado pelo sindicato em fevereiro, com a presença do professor associado da área de saúde do trabalhador do Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp, Sérgio Roberto de Lucca; e a fisioterapeuta, ergonomista e doutoranda em saúde coletiva pela FCM/Unicamp, Alexandra Antunes Setta. Relembre

Ambos são os responsáveis pela pesquisa para a validação da versão brasileira de um questionário de referência internacional chamado Digital stressors scale (Escala de estressores digitais).

Segundo eles, o questionário contém dez diferentes dimensões de avaliação (por escala likert), cada uma com cinco questões, para a identificação de fatores como invasão de privacidade, sobrecarga de informação, conflitos, ambiente social, falta de suporte técnico, segurança, confiabilidade e utilidade das tecnologias.

Além da contribuição científica, a participação na pesquisa permitirá que o Sindiquinze identifique quais fatores impactam negativamente na saúde dos servidores do TRT-15 e, assim, direcionar ações preventivas e de melhorias das condições de trabalho.

O Sindiquinze conclama todos os servidores e demais trabalhadores interessados a contribuírem com a pesquisa! Para participar, basta CLICAR AQUI e responder as questões do formulário.

A pesquisa permanecerá aberta para respostas até 31 de outubro. Participe!

Por Caroline P. Colombo

Baixe agora o aplicativo SINDIQUINZE para celulares Android e IOS!
Veja como é simples e rápido ter todas as notícias, serviços prestados e benefícios oferecidos pelo sindicato, em um só lugar!
Aproveite e também atualize seu cadastro pelo APP!

518total visits,1visits today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =