Assembleia histórica aprova participação da 15ª no calendário de mobilizações nacional e novo ato em defesa da saúde no dia 17 de fevereiro

postado em: NOTÍCIAS | 1

Cerca de 500 servidores, ativos e aposentados, da 15ª Região atenderam ao chamado do Sindiquinze e compareceram, na tarde desta sexta-feira (07), na frente da sede do TRT-15 em Campinas, para a realização da assembleia e paralisação das atividades.

Com o mote “Vamos Transformar Indignação em Luta”, a categoria demonstrou a insatisfação com o tratamento desigual no orçamento do Poder Judiciário em relação à magistratura, além da perda salarial e prejuízos com a redução do custeio da saúde.

Mobilização nacional

Na abertura, o presidente Zé Aristeia esclareceu sobre o chamamento da Fenajufe para o Dia Nacional de Mobilização em defesa dos Servidores, nesta sexta-feira, como a atividade inicial de um calendário encaminhado pela Federação que culminará com a deliberação de greve nacional em 20 de março pela recomposição salarial, auxílio-alimentação e inclusão dos servidores do orçamento do Judiciário.

“Essa voracidade da magistratura não deixa margem para discussão dos pleitos dos servidores; e é esse o chamado que a Fenajufe está fazendo para os 120 mil servidores do Judiciário Federal em todo o país: que a gente se mova”, enfatizou.

Após os esclarecimentos sobre o movimento nacional, os servidores presentes aprovaram, por unanimidade, a participação da 15ª Região nas atividades do calendário da Fenajufe para todo o Judiciário Federal.

Saúde

O tema de maior mobilização dos servidores foi a redução do teto do custeio da saúde para os servidores, dos atuais R$ 3.584,52 para R$ 546,00, determinado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Zé Aristéia destacou a importância da presença dos quase 500 servidores na Assembleia, demonstrando a indignação e insatisfação da categoria com a diminuição e diferenciação com os magistrados. “Se esse ato estivesse vazio, seria um sinal para o TRT de que ninguém estava preocupado com isso. Mas, essa imagem é uma imagem de força dos servidores da 15ª Região”, destacou.

A advogada do sindicato, Dra. Aracéli Rodrigues (Cassel Ruzzarin Advogados) esteve presencialmente na assembleia em Campinas e repassou as informações sobre a atuação jurídica do Sindiquinze contra o corte do benefício da saúde. De acordo com ela, o sindicato ingressará com um mandado de segurança junto ao TRT-15 para tentar evitar a redução do custeio da saúde até a análise pelo plenário do CSJT, o que deve ocorrer no dia 28 de fevereiro.

Ainda neste sentido, o presidente Zé Aristéia disse que o Sindiquinze solicitará reunião com a presidente do Tribunal da 15ª, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, para obter informações sobre os estudos que estão sendo promovidos pela área técnica do TRT, bem como, uma possível negociação em relação à aplicação do Ato do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

Além disso, o sindicato enviará caravanas para Brasília, no final de fevereiro, para pressão durante a sessão do CSJT que analisará a pauta que afeta os servidores.

O presidente esclareceu, ainda, que, por orientação da assessoria jurídica, a proposta a ser encaminhada nesta sexta-feira seria de aprovação de uma pauta de reivindicações da categoria a ser levada para a Administração do TRT, com novo ato e paralisação das atividades no próximo dia 17 de fevereiro, data em que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, estará em Campinas.

Depois de todos os esclarecimentos jurídicos e de atuação política em defesa da categoria, a assembleia deste 7 de fevereiro aprovou, unanimemente, a realização de outro ato e paralisação com assembleia em 17 de fevereiro para avaliar as tratativas com a Administração do Tribunal com o intuito de preservar conquistas históricas em relação à saúde na 15ª Região.

Na data, os servidores poderão deliberar sobre a greve por tempo indeterminado contra a redução do custeio da saúde e pela disputa no orçamento.

Além dos servidores de Campinas, o Sindiquinze registrou a presença de colegas de Piracicaba, Americana, Itapetininga, Salto, Aparecida, Guaratinguetá, Bragança Paulista, São José do Rio Preto, Indaiatuba, São José dos Campos, Paulínia, Sorocaba, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, Limeira, Sumaré, Bauru, Jaboticabal, Jundiaí, São Carlos, Araçatuba, São José do Rio Pardo, Cravinhos, Taubaté, Valinhos, Piedade, Ubatuba, Mogi Mirim, Franca, Lençóis Paulista, Batatais, Santa Barbara D’Oeste e Pirassununga.

Desde já, o Sindiquinze conclama a categoria a se manter mobilizada e reservar o dia 17 de fevereiro para mais um grande ato que ficará na história de lutas da 15ª Região!

Por Caroline P. Colombo

 

2111total visits,4visits today

  1. Josué de Oliveira Valim

    Valeu colegas!!!
    Sem luta a vitória não vem.
    A conquista de anos, não pode ser derrubada assim, pelo capricho dos maiorais.
    Sei que tem pessoas de bem, nesse meio, e que saberão defender as carências e os anseios naturais da classe judiciária.
    Um forte abraço a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − 8 =