Sindiquinze ajuíza ação coletiva para obter pagamento retroativo do auxílio-alimentação

postado em: JURÍDICO, NOTÍCIAS | 0

O Sindiquinze ajuizou ação coletiva em favor de servidores associados visando o recebimento da diferença do auxílio alimentação segundo os maiores valores praticados pelos órgãos do Poder Judiciário da União. Só recentemente o valor do benefício foi uniformizado, mediante ato do Conselho Nacional de Justiça, Tribunais Superiores, Conselho da Justiça Federal, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunal de Justiça do Distrito Federal (Portaria Conjunta nº 5, de dezembro de 2011).

Antes disso, os órgãos da Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar pagavam valores diferentes para este benefício, geralmente menores do que aqueles praticados pelos Tribunais Superiores. É esta diferença histórica, que trouxe prejuízos a vários servidores que recebiam o valor menor, que o Sindiquinze visa combater com o ajuizamento da ação.

Embora só recentemente a administração do Poder Judiciário tenha admitido a necessidade de uniformizar o valor (R$ 710,00), com fundamento no princípio da isonomia garantido pela Constituição e na própria Lei de Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União (Lei 11.416, de 2006), a ação pretende o pagamento da diferença entre os valores até então pagos e os maiores valores percebidos pelos servidores da carreira.

A ação cuida, portanto, das diferenças de valores que ocorriam antes à uniformização do benefício. Ela foi ajuizada na Seção Judiciária do Distrito Federal e recebeu o número 0056154-38.2012.4.01.3400.

SINDIQUINZE: ATUANTE EM BENEFÍCIO DA CATEGORIA

do Sindiquinze, Caroline P. Colombo com a assessoria jurídica

47 1visualizações hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + dezessete =