Com possibilidade de votação dos recursos sobre os quintos, Sindiquinze acompanha sessão do STF

postado em: BRASIL, DIREITOS, NOTÍCIAS | 0

Com a inclusão dos recursos de embargos de declaração pendentes relativo aos quintos no Supremo Tribunal Federal (STF), diretoras do Sindiquinze e servidores da base estão acompanhando a sessão do plenário da corte na tarde de hoje, dia 25 de outubro. Semana passada, o ministro Gilmar Mendes, incluiu os recursos em suas listas e os mesmos podem ser apreciados a partir de hoje.

As diretoras Maria Izabel Falco Salles Marques e Rosa Maria Costa Delfino, acompanhadas de três servidores da base, do assessor parlamentar do sindicato, Alexandre Marques, do diretor do Sisejufe-RJ, e de coordenadores da Fenajufe, também acompanharão a sessão do STF de amanhã.

A Fenajufe e o Sindiquinze têm acompanhado de perto essa questão e trabalhado em defesa da coisa julgada e da segurança jurídica junto às autoridades do PJU e MPU, para impedir mais esse ataque contra os servidores públicos.

PROCEDIMENTO

Os recursos são de autoria das partes principais do processo, PGR e demais entidades que figuram como amicus curiae. A inclusão dos recursos depende da vontade da Presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, isso porque o Supremo tem um procedimento diferente dos demais tribunais em relação ao julgamento por lista. Os processos incluídos nessa modalidade de pauta são apregoados e o relator tem que comentar o seu voto para os demais ministros poderem se manifestar e também apresentarem seus votos. Também é preciso considerar que as listas, comumente, não costumam ser julgadas em sessão ordinária, uma vez que para tanto precisaria a pauta ordinária ser totalmente cumprida. Por essa razão, é bastante comum essas listas serem formadas ao longo do semestre, de modo que se acumulam e são “inseridas” toda semana nas sessões do plenário até que sejam finalmente julgadas em sessões ordinárias, porém, principalmente, nas extraordinárias.